Teoria e Desenvolvimento Curricular

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Objetivos

1. Analisar criticamente, em função de quadros teóricos de referência, textos, documentos e fenómenos relativos a questões curriculares;
2. Exprimir intenções relativas à promoção de aprendizagens recorrendo a linguagens e conceitos próprios da Teoria e Desenvolvimento Curricular;
3. Adequar intenções e decisões curriculares aos contextos visados;
4. Conceber estratégias adequadas de concretização de intenções curriculares formuladas;
5. Explorar formas de avaliar as aprendizagens, recorrendo a referências, funções, técnicas e instrumentos que permitam a sua concretização.

Programa

1. Noção de currículo e de desenvolvimento curricular.
2. Teorias e modelos curriculares para a Educação de Infância e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3. Etapas do processo de desenvolvimento curricular;
4. Níveis de decisão curricular, fontes e influências do currículo;
5. Explicitação das aprendizagens a promover;
6. Conteúdos e sua organização;
7. Estratégias de ensino.

Métodos de ensino

Recorrer-se-á a estratégias que direcionem os alunos, sob a orientação dos docentes, para a análise e discussão de documentos curriculares oficiais. Privilegiar-se-á também o apoio continuado à elaboração e discussão de planificações. A participação dos alunos nas referidas tarefas de aprendizagem será continuamente acompanhada pelos docentes, numa lógica de avaliação formativa. A avaliação sumativa, da qual resultará a classificação final, assentará em quatro componentes: elaboração de planificações, que serão implementadas em breves experiências de ensino com pequenos grupos de crianças, e subsequentes registos de avaliação da aprendizagem (35% de peso na classificação final), análise de documentos curriculares (35% de peso na classificação final), participação em discussões sobre questões curriculares atuais (15% de peso na classificação final), teste(s) e/ou trabalho(s) escrito(s) orientados para a demonstração do domínio de conceitos-chave (15% de peso na classificação final).

Bibliografia

Bobbitt, F. (1918). The curriculum. Cambridge, MA: The Riverside Press.
Gaspar, M. I, & Roldão, M. C. (2007). Elementos do Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Universidade Aberta.
Gimeno Sacristán, J. (1994). El curriculum: Una reflexión sobre la práctica (4ª ed.). Madrid: Morata.
Kridel, C. (Ed.) (2010). Encyclopedia of Curriculum Studies. Thousand Oaks, CA: SAGE.
Law, E. & Nieveen, N. (Eds.) (2010), Schools as curriculum agencies: Asian and European perspectives on schoolbased
curriculum development (pp. 83-98). Rotterdam: Sense Publishers.
Pacheco, J. A. (1996). Currículo: Teoria e práxis. Porto: Porto Editora.
Ribeiro, A. C. (1993). Desenvolvimento Curricular (4ª ed.). Lisboa: Texto Editora.
Sousa, F. , Alonso, L. e Roldão, M. C. (Orgs.) (2013). Investigação para um currículo relevante. Coimbra: Almedina.
Tyler, R. W. (1969). Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago Press.

Código

0105737

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 3 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Elaboração de uma planificação de intervenção educativa e sua fundamentação : 50%
  • Frequência: 50%