Teoria e Desenvolvimento Curricular

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Objetivos

1. Analisar criticamente, em função de quadros teóricos de referência, textos, documentos e fenómenos relativos a questões curriculares;

2. Exprimir intenções relativas à promoção de aprendizagens recorrendo a linguagens e conceitos próprios da Teoria e Desenvolvimento Curricular;

3. Adequar intenções e decisões curriculares aos contextos visados;

4. Conceber estratégias adequadas de concretização de intenções curriculares formuladas;

5. Explorar formas de avaliar as aprendizagens, recorrendo a referências, funções, técnicas e instrumentos que permitam a sua concretização.

Programa

1. Noção de currículo e de desenvolvimento curricular.

2. Teorias e modelos curriculares para a Educação de Infância e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico;

3. Etapas do processo de desenvolvimento curricular;

4. Níveis de decisão curricular, fontes e influências do currículo;

5. Explicitação das aprendizagens a promover;

6. Conteúdos e sua organização;

7. Estratégias de ensino.

Métodos de ensino

Recorrer-se-á a estratégias que direcionem os alunos, sob a orientação dos docentes, para a análise e discussão de documentos curriculares oficiais. Privilegiar-se-á também o apoio continuado à elaboração e discussão de planificações. A participação dos alunos nas referidas tarefas de aprendizagem será continuamente acompanhada pelos docentes, numa lógica de avaliação formativa.

Bibliografia

Bobbitt, F. (1918). The curriculum. Cambridge, MA: The Riverside Press.

Gaspar, M. I, & Roldão, M. C. (2007). Elementos do Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Universidade Aberta.

Gimeno Sacristán, J. (1994). El curriculum: Una reflexión sobre la práctica (4ª ed.). Madrid: Morata.

Kridel, C. (Ed.) (2010). Encyclopedia of Curriculum Studies. Thousand Oaks, CA: SAGE.

Law, E. & Nieveen, N. (Eds.) (2010), Schools as curriculum agencies: Asian and European perspectives on schoolbased curriculum development (pp. 83-98). Rotterdam: Sense Publishers.

Pacheco, J. A. (1996). Currículo: Teoria e práxis. Porto: Porto Editora.

Ribeiro, A. C. (1993). Desenvolvimento Curricular (4ª ed.). Lisboa: Texto Editora.

Sousa, F. , Alonso, L. e Roldão, M. C. (Orgs.) (2013). Investigação para um currículo relevante. Coimbra: Almedina.

Tyler, R. W. (1969). Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago Press.

Código

0105737

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Componente online: 50%
  • Componente presencial: 50%