Corpo Humano e Saúde

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Objetivos

1- Explicar conceitos básicos que permitam compreender o funcionamento do organismo humano e os mecanismos que o regulam.
2- Descrever metodologias que fomentem o saber acerca do estudo das relações saúde/doença.
3- Mobilizar saberes científicos que permitam identificar, analisar e descrever os processos fisiológicos, ao nível orgânico e sistémico, responsáveis pela manutenção da homeostasia.
4- Reconhecer o interesse do conhecimento dos processos fisiológicos para desenvolver uma imagem do próprio organismo que integre hábitos de higiene e vida saudáveis.

Programa

Estudo morfofisiológico do organismo; Organização funcional; Homeostasia; compartimentos líquidos.
Funções de manutenção; Biomoléculas/nutrientes, nutrição e necessidades nutricionais.
Aparelho digestivo (função mecânica e química; digestão e contributo das glândulas anexas; absorção, trânsito intestinal e defecação).
Aparelho cardiovascular (sangue; coagulação, grupos sanguíneos, incompatibilidade a transfusões e maternidade;
circulação pulmonar e sistémica, ciclo cardíaco).
Atividade respiratória (mecânica respiratória, hematose e transporte de gases, saturação da hemoglobina e controlo da respiração).
Aparelho urinário (formação da urina; micção; balanço hidroelectrolítico).
Relações com o ambiente externo.
Sistema nervoso.
Regulação hormonal.
Locomoção.
Transmissão da vida; Determinação do sexo.
Organização e funcionamento do aparelho reprodutor do Homem e as agressões do meio externo.

Métodos de ensino

As aulas teóricas desenvolvem-se com a ajuda de modelos e outros recursos, procurando uma relação lógica e sequencial dos conteúdos programáticos. Do aluno espera-se a colaboração activa, colocando questões que estimulem o debate. Nas aulas teórico-práticas realizar-se-ão actividades práticas/laboratoriais, visualização e análise de filmes, conferências temáticas, apresentação e discussão de trabalhos relacionados com doenças e problemas ligados à vida moderna. A avaliação possui duas componentes.
Avaliação contínua: cinco Módulos de Avaliação, versando os temas ministrados. Cada um terá 40 perguntas de escolha múltipla e corresponderá a 50% da nota final.
A avaliação final (25%) consiste numa prova que avalia a compreensão, a capacidade de análise e de síntese. Os alunos poderão optar por um único momento presencial de avaliação (75%).
Os restantes 25% são para: avaliação individual, participação no debate e apresentação de trabalhos obrigatórios.

Bibliografia

Arruda M, Viana H, Rainha N, Neng NR, Rosa JS, Nogueira JMF, Barreto MC. 2012. Anti-acetylcholinesterase and Antioxidant Activity of Essential Oils from Hedychium gardnerianum Sheppard ex Ker-Gawl. Molecules 17: 3082- 3092.
Carvalho, A., C. Carvalho, F. Ferrand, V. Madeira, A. Nobre & E. Pires.1984. BiologiaFuncional. Livraria Almedina, Coimbra.
Jones, K. C. & A. J. Gaudin. 1983. Introdução à Biologia. FundaçãoCalouste Gulbenkian, Lisboa, 865 pp.
Lasnier, F., G. Crouzols & M. Lechaud. 1990. Hygiene et BiologieHumaine. Editions Jacques Lanore, Malakoff.Vander, A. J., J. H. Sherman & D. S. Luciano. 1981. Fisiologia Humana.McGraw-Hill, Brasil.Atlas do Corpo Humano, CD-rom.
Zorzi, R. & Starling, IG. 2010. Corpo humano - órgãos, sistemas e funcionamento. Senac Editoras, Rio de Janeiro, 232 pp.

Código

0105792

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas