1. Explicar conceitos básicos que permitam compreender o funcionamento do organismo humano e os mecanismos que o regulam.
2. Descrever metodologias que fomentem o saber acerca do estudo das relações saúde/doença.
3. Mobilizar saberes científicos que permitam identificar, analisar e descrever os processos fisiológicos, ao nível orgânico e sistémico, responsáveis pela manutenção da homeostasia.
4. Reconhecer o interesse do conhecimento dos processos fisiológicos para desenvolver uma imagem do próprio organismo que integre hábitos de higiene e vida saudáveis.
1. Estudo morfofisiológico do organismo; Organização funcional; Homeostasia; compartimentos líquidos.
2. Funções de manutenção; Biomoléculas/nutrientes, nutrição e necessidades nutricionais.
3. Aparelho digestivo (função mecânica e química; digestão e contributo das glândulas anexas; absorção, trânsito intestinal e defecação).
4. Aparelho cardiovascular (sangue; coagulação, grupos sanguíneos, incompatibilidade a transfusões e maternidade; circulação pulmonar e sistémica, ciclo cardíaco).
5. Atividade respiratória (mecânica respiratória, hematose e transporte de gases, saturação da hemoglobina e controlo da respiração).
6. Aparelho urinário (formação da urina; micção; balanço hidroelectrolítico).
7. Relações com o ambiente externo.
8. Sistema nervoso.
9. Regulação hormonal.
10. Locomoção.
11. Transmissão da vida; Determinação do sexo.
12. Organização e funcionamento do aparelho reprodutor do Homem e as agressões do meio externo.
As aulas teóricas desenvolvem-se com a ajuda de modelos e outros recursos, procurando uma relação lógica e sequencial dos conteúdos programáticos. Do aluno espera-se a colaboração ativa, colocando questões que estimulem o debate.
Nas aulas teórico-práticas realizar-se-ão atividades práticas/laboratoriais, visualização e análise de filmes, conferências temáticas, apresentação e discussão de trabalhos relacionados com doenças e problemas ligados à vida moderna.
Arruda M, Viana H, Rainha N, Neng NR, Rosa JS, Nogueira JMF, Barreto MC. 2012. Anti-acetylcholinesterase and Antioxidant Activity of Essential Oils from Hedychium gardnerianum Sheppard ex Ker-Gawl. Molecules 17: 3082- 3092.
Carvalho, A., C. Carvalho, F. Ferrand, V. Madeira, A. Nobre & E. Pires.1984. BiologiaFuncional. Livraria Almedina, Coimbra.
Jones, K. C. & A. J. Gaudin. 1983. Introdução à Biologia. FundaçãoCalouste Gulbenkian, Lisboa, 865 pp.
Lasnier, F., G. Crouzols & M. Lechaud. 1990. Hygiene et BiologieHumaine. Editions Jacques Lanore,
Malakoff.Vander, A. J., J. H. Sherman & D. S. Luciano. 1981. Fisiologia Humana.McGraw-Hill, Brasil.Atlas do Corpo Humano, CD-rom.
Zorzi, R. & Starling, IG. 2010. Corpo humano - órgãos, sistemas e funcionamento. Senac Editoras, Rio de Janeiro, 232 pp.
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