Corpo Humano e Saúde

« Voltar

Objetivos

1. Explicar conceitos básicos que permitam compreender o funcionamento do organismo humano e os mecanismos que o regulam.

2. Descrever metodologias que fomentem o saber acerca do estudo das relações saúde/doença.

3. Mobilizar saberes científicos que permitam identificar, analisar e descrever os processos fisiológicos, ao nível orgânico e sistémico, responsáveis pela manutenção da homeostasia.

4. Reconhecer o interesse do conhecimento dos processos fisiológicos para desenvolver uma imagem do próprio organismo que integre hábitos de higiene e vida saudáveis.

Programa

1. Estudo morfofisiológico do organismo; Organização funcional; Homeostasia; compartimentos líquidos.

2. Funções de manutenção; Biomoléculas/nutrientes, nutrição e necessidades nutricionais.

3. Aparelho digestivo (função mecânica e química; digestão e contributo das glândulas anexas; absorção, trânsito intestinal e defecação).

4. Aparelho cardiovascular (sangue; coagulação, grupos sanguíneos, incompatibilidade a transfusões e maternidade; circulação pulmonar e sistémica, ciclo cardíaco).

5. Atividade respiratória (mecânica respiratória, hematose e transporte de gases, saturação da hemoglobina e controlo da respiração).

6. Aparelho urinário (formação da urina; micção; balanço hidroelectrolítico).

7. Relações com o ambiente externo.

8. Sistema nervoso.

9. Regulação hormonal.

10. Locomoção.

11. Transmissão da vida; Determinação do sexo.

12. Organização e funcionamento do aparelho reprodutor do Homem e as agressões do meio externo.

Métodos de ensino

As aulas teóricas desenvolvem-se com a ajuda de modelos e outros recursos, procurando uma relação lógica e sequencial dos conteúdos programáticos. Do aluno espera-se a colaboração ativa, colocando questões que estimulem o debate.

Nas aulas teórico-práticas realizar-se-ão atividades práticas/laboratoriais, visualização e análise de filmes, conferências temáticas, apresentação e discussão de trabalhos relacionados com doenças e problemas ligados à vida moderna.

Bibliografia

Arruda M, Viana H, Rainha N, Neng NR, Rosa JS, Nogueira JMF, Barreto MC. 2012. Anti-acetylcholinesterase and Antioxidant Activity of Essential Oils from Hedychium gardnerianum Sheppard ex Ker-Gawl. Molecules 17: 3082- 3092.

Carvalho, A., C. Carvalho, F. Ferrand, V. Madeira, A. Nobre & E. Pires.1984. BiologiaFuncional. Livraria Almedina, Coimbra.

Jones, K. C. & A. J. Gaudin. 1983. Introdução à Biologia. FundaçãoCalouste Gulbenkian, Lisboa, 865 pp.

Lasnier, F., G. Crouzols & M. Lechaud. 1990. Hygiene et BiologieHumaine. Editions Jacques Lanore,

Malakoff.Vander, A. J., J. H. Sherman & D. S. Luciano. 1981. Fisiologia Humana.McGraw-Hill, Brasil.Atlas do Corpo Humano, CD-rom.

Zorzi, R. & Starling, IG. 2010. Corpo humano - órgãos, sistemas e funcionamento. Senac Editoras, Rio de Janeiro, 232 pp.

Código

0105792

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Cinco Módulos de Avaliação, versando os temas ministrados: 50%
  • Participação no debate e apresentação do trabalho obrigatório: 25%
  • Prova com questões que avaliam a compreensão, a capacidade de análise e de síntese: 25%