Objetivos

Adquirir capacidades avançadas em:

  1. Aplicação de métodos e técnicas de I&D no mar e no laboratório;
  2. Pesquisa de informação científica complexa;
  3. Análise e interpretação de grande volume de dados;
  4. Conceptualização, planeamento, implementação e gestão da investigação científica;
  5. Interação com equipas de investigação multidisciplinares;
  6. Comunicação e discussão de ideias e resultados científicos, de forma escrita e oral a diferentes destinatários. 

Programa

A estrutura deste curso, sem componente curricular, tem três anos de duração (180 ECTS), com dedicação a tempo completo. Durante este período, o estudante deverá adquirir as competências práticas e teóricas que no final lhe permitirão adquirir autonomia científica na sua área de especialidade. Cada estudante deverá submeter um programa de doutoramento específico, inovador, exequível e calendarizado para o período de tempo disponível, corroborado pelo(s) orientador(es) científico(s), que terá de ser aprovado no Conselho Científico da faculdade. Só depois desta aprovação é que o doutoramento se poderá iniciar.

Métodos de ensino

A componente prática, seja em trabalho de campo, laboratorial ou mista, é a mais importante durante a formação neste ciclo de estudos, necessariamente integrada em projetos de I&D em curso na principal instituição de I&D acreditada na FCT, IP, associada a este curso (Instituto de Investigação em Ciências do Mar – Okeanos-UAc). Durante todo o período de formação, o(s) orientador(es) científicos desempenham um papel central, assegurando uma orientação tutorial, harmonizada com o trabalho autónomo que os estudantes também terão que evidenciar. Desta forma os doutorandos integrar-se-ão progressivamente nas atividades de I&D das Ciências do Mar.

Bibliografia

- Ceia, C. (2005). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 5ª Ed. Editorial Presença, Lisboa (Barcarena). Colecção Ensinar e Aprender, nº 2. 77 p.

- Levine, S.J. (2011). Como Escrever ou Apresentar a sua Tese ou Dissertação. Learner Associates. (www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm)

- Oliveira, L.A. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia. Lidel – Edições técnicas, Lda. Lisboa, 166 pp.

- Oliveira, L.A. (2013). Ética em Investigação Científica. Guia de Boas Práticas em Estudos de Caso. LIDEL, Edições Técnicas, Lda., Lisboa.

- Pereira, A. & C. Poupa (2018). Como Escrever Uma Tese, Monografia ou Livro Científico: Usando o Word. 7.ª ed. Lisboa: Ed. Sílabo, 264 pp.

- Reis, F.L. (2022). Investigação Científica e Trabalhos Académicos Guia Prático. 2ª ed. revista e atualizada. Lisboa, Ed. Sílabo, 176 pp.

Para além da literatura geral atrás indicada para este ciclo de estudos, para programa de doutoramento terá a bibliografia científica específica para a sua área científica. 

Código

0300059

ECTS

180

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 300 horas

Método de Avaliação

  • Dissertação: 100%