Métodos Investigação em Biomedicina

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Objetivos

a) Conhecer as principais linhas atuais de investigação no domínio da Biomedicina;

b) Identificar, ao nível europeu, as prioridades de investigação em Biomedicina;

c) Conhecer as etapas do processo de investigação, usando como exemplo a investigação em ciências biomédicas;

d) Analisar criticamente todo o percurso de construção da investigação, desde a colocação da hipótese de trabalho, passando pela escolha da abordagem experimental, resultados obtidos e questões deixadas em aberto;

e) Identificar os aspetos principais a ter em conta na estruturação de um plano de tese de Mestrado;

f) Reconhecer as diferentes partes integrantes de uma tese de Mestrado;

g) Identificar os pontos principais a ter em conta na estruturação de uma apresentação de tese de Mestrado, bem como na preparação para a defesa;

h) Reconhecer os pontos-chave a ter em conta na organização de um curriculum vitae.

Programa

1. A INVESTIGAÇÃO EM BIOMEDICINA

1.1. Definição, âmbito e objetivos

1.2. A investigação biomédica na Europa

2. ETAPAS DA INVESTIGAÇÃO BIOMÉDICA

2.1. Planificar um projeto de investigação

2.2. A fase de pré-investigação

2.3. A investigação

2.4. A fase de pós-investigação

2.5. Casos de estudo

3. A INVESTIGAÇÃO EM BIOMEDICINA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO AVANÇADA

3.1. O projeto de tese

3.2. A tese de Mestrado

3.3. A apresentação e defesa da tese

3.4. O curriculum vitae

Métodos de ensino

As sessões expositivas estão limitadas a 4 horas, desenvolvendo-se, nas restantes horas, atividades de aprendizagem de cariz teórico-prático, incentivando-se a discussão e participação ativa dos mestrandos. Estão aqui incluídas atividades relacionadas com: a) leitura crítica de literatura biomédica relativa a casos de investigação, que os alunos devem analisar com vista à compreensão das etapas de investigação envolvidas; b) elaboração de um hipotético plano de trabalho de mestrado; c) resolução de exercícios relativos à estruturação de uma tese de Mestrado; d) estruturação e apresentação de um hipotético plano de tese.

Bibliografia

Bettencourt, C., M. Raposo, N. Kazachkova, C. Santos, T. Kay, J. Vasconcelos, P. Maciel, K. C. Donnis, M-L Saraiva-Pereira, L. B. Jardim, J. Sequeiros, J. Bruges-Armas & M. Lima (2012). Sequence analysis of 5´regulatory regions of the Machado-Joseph disease gene. Cerebellum, 11, 1045-1050.

European Medical Research Councils (2011). A Stronger Biomedical Research for a Better European Future. European Science Foundation

Indrayan, A. (2004). Elements of Medical Research. Ind J Med Res, 119:93-100.

Marczyk ,G. R., D. DeMatteo & D. Festinger (2005). Essentials of Research Design and Methodology, 305pp. John Wiley & Sons, Inc, New Jersey.

Singh, Y. K. (2006). Fundamentals of Research Methodology and Statistics, 323 pp. New Age International Publishers, New Delhi.

Código

0201501

ECTS

2

Aulas

  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho de investigação: 100%