Seminário I

« Voltar

Objetivos

Com a presente unidade curricular pretende-se complementar a formação específica em Filosofia ministrada no 1º ano do Mestrado, através de aulas práticas e em regime de seminário sobre a metodologia própria do trabalho filosófico.

No pressuposto de tratar-se de um Mestrado em Filosofia, a disciplina de Seminário I visa preparar os alunos para a compreensão das exigências próprias da investigação filosófica e introduzir às técnicas de trabalho em Filosofia, com particular relevância para a hermenêutica dos textos filosóficos.

Programa

Em cada ano letivo, os responsáveis por esta unidade curricular escolherão os principais tópicos de trabalho ao longo do semestre, de acordo com as necessidades evidenciadas pelos mestrandos no âmbito das suas investigações conducentes à dissertação/projeto final.

Métodos de ensino

Trata-se de uma disciplina de caráter prático, que funcionará em regime de seminário, para que os alunos adquiram as competências necessárias à compreensão e realização de uma investigação académica autónoma em Filosofia. Em termos de avaliação, será proposta a realização de um comentário de texto onde se evidencie a aquisição das competências hermenêuticas essenciais a um Mestrado em Filosofia.

Bibliografia

Bibliografia sumária/ Summary bibliography::

Anthony Weston, A Rulebook for Arguments, Indianapolis, Hackett, 2008.

Douglas Walton, Fundamentals of Critical Argumentation, New York, Cambridge University Press, 2005.

Joaquim Cerqueira-Gonçalves, Fazer Filosofia: Como e onde?, Braga, Ed. Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, 1990.

Madsen Pirie, How to Win Every Argument: The Use and Abuse of Logic, London, 2015.

Umberto Eco, Como faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa, Editorial Presença, 2007.

Código

0201441

ECTS

7.5

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Seminário - 15 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Relatório: 45%
  • Trabalho de Síntese: 45%