Iniciação à Prática Profissional em Jardim de Infância

« Voltar

Objetivos

1. Consolidar conhecimentos sobre os principais modelos curriculares que orientam a ação pedagógica em educação de infância, mobilizando-os na compreensão de práticas observadas em jardins de infância;

2. Identificar os princípios pedagógico-didáticos que subjazem à prática educativa em educação de infância e que norteiam a organização e gestão do ambiente educativo;

3. Analisar de forma crítica e reflexiva as orientações curriculares para a educação de infância, discutindo diferentes possibilidades de apropriação das mesmas por parte de educadores;

4. Intervir em contexto de educação de infância, partindo da problematização de situações observadas - suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias unidades curriculares.

5. Avaliar a intervenção implementada, analisando criticamente o processo e os resultados da ação pedagógica desenvolvida.

Programa

1. Modelos Curriculares para a Educação de Infância: princípios orientadores da ação pedagógica;

2. Orientações Curriculares para a Educação de Infância: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Currículo Regional de Educação Básica;

3. Organização e gestão da intervenção pedagógica em educação de infância: organização do espaço e dos materiais e equipamentos, organização do tempo, planificação e organização das atividades educativas, avaliação do processo educativo;

4. O papel do educador de infância na planificação, organização, implementação e avaliação das atividades Educativas.

Métodos de ensino

A UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à Prática Profissional da LEB”, em momentos de observação de práticas de educadores, em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento, algumas delas supervisionadas por docentes da Universidade dos Açores e em sessões presenciais na UAc. No quadro do modelo de formação adotado, as práticas observadas e realizadas pelos estudantes estão sujeitas à possibilidade de serem alvo de estudo sistemático, no âmbito de ciclos de investigação em pequena escala, realizados ao longo do curso em articulação com outras unidades curriculares, sob a liderança do coordenador do curso e dos docentes responsáveis pelas unidades curriculares mais diretamente focadas em questões de investigação.

Em termos de gestão do trabalho a realizar nesta unidade curricular, por um lado haverá sessões de trabalho de caráter mais teórico, que procurarão o aprofundamento, análise e sistematização de informação científica e pedagógica relativa ao contexto educativo em causa. Por outro lado, realizar-se-ão sucessivas aproximações ao contexto educativo em questão, através das oportunidades de observação de práticas de educadores de infância acompanhantes, devidamente analisadas e criticamente refletidas, e de análise e discussão de práticas pedagógicas concebidas, implementadas e devidamente acompanhadas pelos docentes acompanhantes e da Universidade dos Açores, que incluirão situações de observação, análise, planificação, implementação e avaliação da prática pedagógica em jardim de infância.

As intervenções em contexto educativo deverão, preferentemente, ser realizadas em instituições distintas das frequentadas em anteriores unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional.

Bibliografia

- Bigas, M. & Correig, M. (Ed.) (2001). Didáctica de la Lengua en la Educación Infantil. Madrid: Síntesis Educación.
- Cardona, M.J. & Guimarães, C.M. (2012). Avaliação na Educação de Infância. Viseu: Psicosoma.
- Cardona, M.J. (2006). Educação de Infância – Formação e Desenvolvimento Profissional. Chamusca: Edições Cosmos.
- Díaz, C. (2010). La Creatividad en la Expresión Plástica. Propuestas Didacticas y Metodológicas. Madrid: Narcea.
- Formosinho, J.O. (Coord.); Spodek, B.; Brown, P.C.; Lino, D. & Niza, S. (1996). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora.
- Lopes da Silva, I. (Coord.); Marques, L.; Mata, L.; & Rosa, M. (2016): Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
- Luisa Alonso et al. (Coord.) (2011). Referencial Curricular para a Educação Básica na RAA. Angra do Heroísmo: DREF.
- M. J. Cardona (Coord.) et al (2009). Guião de Educação Género e Cidadania. Educação Pré-Escolar. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
- Ortiz, J.M.P. (2011). Manual de Didáctica de la Educación Infantil. Espanha: Ibergarceta.
- Pacini-Ketchabaw, V.; Kind, S. & Kocher, L.L.M. (2017). Encounters with Materials in Early Childhood Education. USA: Routledge.
- Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistemas de acompanhamento das crianças. Porto: Porto Editora.
- Pugliese, M. (2009). Las competencias linguísticas en la educación infantil: escuchar, hablar, leer y escribir. Madrid: Editorial CEP.
- Santos, M.L.; Gaspar, M.F. & Santos, S.S. (2013). A Ciência na Educação Pré-Escolar. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Schinca, M. (2011). Manual de psicomotricidad, ritmo y expresión corporal. Madrid: Wolters Kluwer.
- Serra, C.M.A.M. (2004). Currículo na Educação Pré-Escolar e articulação curricular com o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
- Spodek, B. (Org.) (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Vasconcelos, T. (2009). A Educação de Infância no cruzamento de fronteiras. Lisboa: Texto Editores.

Código

0105788

ECTS

3

Aulas

  • Estágio - 30 horas
  • Orientação Tutorial - 3 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Documento de caracterização e análise do ambiente educativo, numa perspetiva investigativa – trabalho de par : 50%
  • Sequências didáticas e reflexão sobre o trabalho desenvolvido – as sequências serão realizadas a par e corresponderão a 25% da nota e a reflexão será individual e corresponderá a 25% da nota: 50%