Iniciação à Prática Profissional em Jardim de Infância

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Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

1. Modelos Curriculares para a Educação de Infância;

2. Orientações Curriculares para a Educação de Infância: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar, Currículo Regional de Educação Básica;

3. Currículo, género e cidadania na Educação de Infância;

4. Organização e gestão da intervenção pedagógica em educação de infância: organização do espaço e dos materiais e equipamentos, organização do tempo, planificação e organização das atividades educativas;

5. O papel do educador de infância na planificação, organização, implementação e avaliação das atividades educativas.

Métodos de ensino

A UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à P.P. da LEB”, em momentos de observação de práticas de educadores, em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento, algumas delas supervisionadas por docentes da UAc e em sessões na UAc. No quadro do modelo de formação adotado, as práticas observadas e realizadas pelos estudantes estão sujeitas à possibilidade de serem alvo de estudo sistemático, no âmbito de ciclos de investigação em pequena escala, realizados ao longo do curso em articulação com outras UCs, sob a liderança do coordenador do curso e dos docentes responsáveis pelas UCs mais diretamente focadas em questões de investigação.

Bibliografia

M. J. Cardona (Coord.) et al (2009). Guião de Educação Género e Cidadania. Educação Pré-Escolar . Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Gasó, A. (2004). La educación infantil. Métodos, técnicas y organización. Barcelona: CEAC

Luisa Alonso et al (Coord.) (2011). Referencial Curricular para a educação Básica na RAA . Angra do Heroísmo: DREF

Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: M.E.

Muñoz, C. & Zaragoza, C. (2003). Didáctica de la Educación Infantil . Barcelona: Itamar

Saracho, O.N. & Spodek, B. (Ed.) (2003). Studying Teachers in Early Childhood Settings. A volume in contemporary perspectives in early childhood education . USA: IAP

Vasconcelos, T.M. (1997). Ao redor da mesa grande. A prática educativa da Ana . Porto: Porto Editora

Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistemas de acompanhamento das crianças. Porto: Porto Editora.

Código

0105788

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas
  • Trabalho de Campo - 15 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 5%
  • Ficha de leitura: 15%
  • Recensão crítica : 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%