Informação disponível em breve.
1. Modelos Curriculares para a Educação de Infância;
2. Orientações Curriculares para a Educação de Infância: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar, Currículo Regional de Educação Básica;
3. Currículo, género e cidadania na Educação de Infância;
4. Organização e gestão da intervenção pedagógica em educação de infância: organização do espaço e dos materiais e equipamentos, organização do tempo, planificação e organização das atividades educativas;
5. O papel do educador de infância na planificação, organização, implementação e avaliação das atividades educativas.
A UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à P.P. da LEB”, em momentos de observação de práticas de educadores, em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento, algumas delas supervisionadas por docentes da UAc e em sessões na UAc. No quadro do modelo de formação adotado, as práticas observadas e realizadas pelos estudantes estão sujeitas à possibilidade de serem alvo de estudo sistemático, no âmbito de ciclos de investigação em pequena escala, realizados ao longo do curso em articulação com outras UCs, sob a liderança do coordenador do curso e dos docentes responsáveis pelas UCs mais diretamente focadas em questões de investigação.
M. J. Cardona (Coord.) et al (2009). Guião de Educação Género e Cidadania. Educação Pré-Escolar . Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Gasó, A. (2004). La educación infantil. Métodos, técnicas y organización. Barcelona: CEAC
Luisa Alonso et al (Coord.) (2011). Referencial Curricular para a educação Básica na RAA . Angra do Heroísmo: DREF
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: M.E.
Muñoz, C. & Zaragoza, C. (2003). Didáctica de la Educación Infantil . Barcelona: Itamar
Saracho, O.N. & Spodek, B. (Ed.) (2003). Studying Teachers in Early Childhood Settings. A volume in contemporary perspectives in early childhood education . USA: IAP
Vasconcelos, T.M. (1997). Ao redor da mesa grande. A prática educativa da Ana . Porto: Porto Editora
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistemas de acompanhamento das crianças. Porto: Porto Editora.
0105788
3