Práticas Inovadoras em Educação e Formação

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Objetivos

1. Problematizar o quotidiano sócio-institucional e profissional visando a intervenção esclarecida nas questões educativas.
2. Identificar estruturas e processos de construção de mudanças educacionais, sociais e profissionais destinados a responder às exigências da nossa sociedade e a abrir outras perspectivas.
3. Descrever e elaborar processos de construção de desafios sociais e educacionais.
4. Desenvolver processos de construção de fundamentações pedagógicas e profissionais validadas por dispositivos sistematizados de reflexão.
5. Argumentar sobre a importância de formação ao longo da vida através da utilização de estratégias de formação cooperada assente na reflexão sistemática.

Programa

A - O contexto contemporâneo
1. A realidade contemporânea: necessidades e exigências no âmbito da educ. e formação.
2. Construção de respostas às exigências sociais em diferentes âmbitos: Respostas globais e iniciativas locais e dos profissionais
B - Conceitos e dimensões da inov. educacional
1. Dimensões e concepções de inovação no âmbito pedagógico e na formação
2. Os profissionais da educ. na atualidade. Autonomia e atitude colaborativa
3. A intervenção reflexiva dos docentes na construção de estruturas e processos pedagógicos
C - Desafios contemporâneos e tentativas de respostas
1. A democratização da educação, as "novas" dimensões e exigências do mundo laboral, a persistência da crise globalizada, o insucesso escolar, o mal-estar docente, as estratégias de "resistências", etc.
2. A construção de respostas sistémicas e situadas no âmbito da educação: diferenciação pedagógica, trabalho de projecto, escola inclusiva, aval. formativa, atenção às necessidades pedagógicas e da formação.

Métodos de ensino

Haverá momentos de trabalho em simultâneo, com intervenções do docente da disciplina, para a transmissão de informação e para a organização e orientação das actividades de aprendizagem dos formandos. Estes momentos também poderão ser destinados à socialização das aprendizagens dos formandos organizados em pequenos grupos. Haverá também momentos destinados a actividades de pesquisa, reflexão e discussão sobre experiências e textos relacionados com o tema em análise, assim como a organização de eventuais formas de intervenção. A avaliação será realizada com base na média das classificações obtidas pelos estudantes nas diferentes tarefas desenvolvidas ao longo do semestre.

Bibliografia

CARBONELL SEBARROJA, J. (2001). A Aventura de Inovar - A mudança na escola. Porto Editora. Porto.
ELLIOT, J. (1990). La investigación-acción en educación. Morata. Madrid.
FORMOSINHO, J. O., e KISHIMOTO, T. M. (2002), Formação em Contextos - Uma Estratégia de Integração. Pioneira Thomson Learning, S. Paulo.
GONZÁLEZ, P. F. (2002). O Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Porto Editora. Porto.
HARGREAVES, A. (1996). Profesorado, cultura y postmodernidad. Morata. Madrid.
NIZA, S. (1997). Formação Cooperada. Educa. Lisboa.
PERRENOUD, P. (2000). Pedagogia Diferenciada - Das intenções à acção. Artes Médicas Sul. Porto Alegre.

RODRÍGUEZ, Â., e ESTEVES, M. (1993). A análise de necessidades na formação de professores. Porto Editora. Porto.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In, Os Professores e a sua Formação. Org. António Nóvoa. Pág. 77/92
STENHOUSE, L. (1987). Investigación y Desarrollo del Currículo – Morata. Madrid.

Código

0201433

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • média das classificações obtidas pelos estudantes nas diferentes tarefas desenvolvidas ao longo do semestre: 100%