Expressões Artísticas e Literatura para a Infância

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Objetivos

1. Reconhecer as potencialidades interdisciplinares das Expressões no contexto educacional.

2. Utilizar suportes de expressão com vista a uma consciencialização do sentimento e enriquecimento das capacidades expressivas;

3. Explorar a variedade de linguagens na bi e tridimensionalidade da expressão, bem como os seus elementos estruturais na construção de mensagens visuais;

4. Utilizar a expressão como instrumento de afirmação do seu EU (único e autónomo), de respeito pelo outro e pelas suas diferenças e de conhecimento do mundo;

5. Rever conceitos fundamentais do texto literário;

6. Compreender o funcionamento dos textos para crianças no seio do sistema literário;

7. Refletir sobre as particularidades dos textos para crianças

8. Reconhecer e apreciar a qualidade estética dos textos

9. Aperfeiçoar competências de leitura literária que lhes permitirão incutir o gosto pela leitura nos seus futuros alunos.

Programa

1. As Expressão Dramática no cenário curricular da Educação Básica: Do drama infantil ao drama educacional;

2. A linguagem gráfica infantil como forma de expressão da criança;

3. Suportes de Expressão: o objeto - o objeto como justificação do sentimento e do movimento (o fantoche, a marioneta, a máscara e a sombra chinesa);

A imagem como veículo de reação corporal; O som como veículo de expressão corporal;

4.O conceito de literatura. Delimitação do campo literário. O funcionamento do texto literário. Funções da literatura.

5.Estatuto e natureza da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil no sistema literário: integração e reconhecimento institucional; pragmática da comunicação literária.

6.O texto literário para crianças: particularidades da experiência infantil e sua projeção na literatura. Características relevantes dos diferentes modos literários. Aspetos formais do livro para crianças: diálogo entre texto verbal e icónico.

7.Literatura e desenvolvimento pessoal.

Métodos de ensino

Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas, teórico-práticas e tutoriais, com recurso a métodos diversificados, ora mais centrados na exposição dialogada, ora mais centrados no estudante.

No que respeita à literatura infantil, textos críticos e teóricos serão debatidos em conjunto (docente/alunos) e os textos literários para crianças serão analisados e comentados pelos alunos, que deverão aplicar, de forma autónoma e crítica, os conhecimentos adquiridos.

As expressões artísticas serão abordadas através da exploração de propostas práticas, mediante as quais os estudantes possam compreender as potencialidades expressivas e letivas dos suportes de expressão nas suas várias valências.

Bibliografia

CERRILLO, Pedro e GARCÍA PADRINO, Jaime (coord.) (1992), Literatura Infantil y Enseñanza de la Literatura. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla la Mancha.

COLOMER, TERESA (2001), Ensinar a ler, Ensinar a Compreender. Lisboa: ASA.

FRAGATEIRO et al, (1996). Ensino Artístico. Lisboa: Edições Asa.

GOMES, José A. (1996), Da Nascente à Voz: Contributos para uma pedagogia da leitura. Lisboa: Editorial Caminho.

HUNT, Peter (1994), An Introduction to Children’s Literature. Oxford/New York: Oxford University Press.

ROSA, L. & CALADO, F. (sd.). Brincando Com as Expressões: Dramática, Musical, Plástica. Porto: Porto Editora.

SILVA, Madalena T Silva e MOCIÑO GONZÁLEZ (2013), Literatura para a Infância e Juventude e educação Literária. Porto: Deriva.

SOUSA, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Drama e Dança. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.

SOUSA, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Música e Artes Plásticas. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.

Código

0201432

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho teórico-prático na área da literatura infantil: 70%
  • Trabalho teórico-prático na área das expressões artísticas: 30%