Macroeconomia I

« Voltar

Objetivos

O objetivo da unidade letiva de Macroeconomia I é fornecer aos alunos instrumentos práticos e analíticos que lhes permitam o conhecimento aprofundado de modernas técnicas de análise de problemas macroeconómicos. Esta disciplina enfatizará a análise de políticas económicas, com destaque para as políticas fiscais e monetárias em pequenas economias abertas (como é o caso da economia portuguesa).

O aluno deve adquirir conhecimentos no que respeita a compreensão dos assuntos anteriormente mencionados, com abordagem intuitiva e gráfica. Deve ainda estar familiarizado com a totalidade dos modelos apresentados bem como, em alguns casos, com a respetiva formalização matemática. As análises caraterizam-se por um grau de aprofundamento intermédio ao nível do segundo ano da licenciatura.

Programa

I–Introdução

Contas Macroeconómicas

II–Mercado Trabalho e Desemprego

Procura/Oferta Trabalho

Desemprego: estática/dinâmica

Desemprego Equilíbrio

III–Restrições Orçamentais Intertemporais

Expetativas

Famílias, Setor Privado e Público

Conta Transações Correntes

IV–Setor Privado e Taxa de Câmbio

Consumo/Investimento

Taxa Câmbio Real

V–Oferta/ Procura Moeda e Política Monetária

Equilíbrio Curto/Longo prazo

Política Monetária em Economia Aberta

Financiamento Monetário do Governo

VI–Produto, Emprego, Preços e Procura Agregada

Equilíbrio geral: IS/LM com Preços Flexíveis/Fixos

Determinação de Produto e Taxa Juros c/ Taxa de Câmbio Fixa/ Flexíveis

VII–Oferta Agregada, Inflação e Modelo AS/AD

Curva Phillips

Inflação, Desemprego e Produto

VIII–Política Fiscal e Dívida

Estabilização Macroeconómica

Financiamento Défice.

IX–Limites na Administração Procura

Monetaristas e Keynesianos

Crítica Lucas

X–Mercado Ativos e Macroeconomia

Paridade de Juros

Mercado de Ativos

Taxa de Câmbio Curto Prazo

Métodos de ensino

Esta disciplina desenvolve-se dividida semanalmente em uma aula teórica e uma aula prática, sendo que esta última prevê o seguimento/sedimentação dos assuntos tratados anteriormente. Tanto a aula teórica como a aula prática são colocadas à disposição dos alunos na plataforma destinada a este efeito (moodle.uac.pt). Acrescente-se o facto de estar à disposição de todos os alunos um horário de atendimento semanal de 1 hora para o esclarecimento de qualquer questão ou dúvida relacionada com a disciplina.

Bibliografia

"MACROECONOMIA – UMA ABORDAGEM EUROPEIA”, LTC, 3ª EDIÇÃO (2005), BURDA, M.C. E WYPLOSZ C.

"MACROECONOMIA", MCGRAW HILL, 8ª EDIÇÃO (2003), RUDIGER DORNBUSCH, STANLEY FISCHER E RICHARD STARTZ.

"MACROECONOMIA", SCHAUM´S OUTLINES, 2ª EDIÇÃO (2001), JORGE HENRIQUES DOS SANTOS, ÁLVARO PINA, JACINTO BRAGA, MANUEL TEIXEIRA E MIGUEL ST. AUBYN

Código

0104649

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 40%
  • 2.ª Frequência: 40%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 20%