Oficina de Escrita em Português

« Voltar

Objetivos

  • Melhorar a competência escrita.
  • Aprofundar o conhecimento da língua portuguesa.
  • Conhecer as cumplicidades entre leitura e escrita.
  • Compreender e experimentar algumas técnicas de escrita criativa.
  • Descobrir influências na escrita alheia.
  • Desenvolver a capacidade de escrita autónoma.
  • Desbloquear e trabalhar a criatividade pessoal.

Programa

Saber ler: gosto, estilo e influência.

Desbloquear a criatividade: estímulos e rotinas.

A máxima da escrita: mostrar ou contar?

Convenções de escrita: a pontuação, a concisão, o uso de maiúsculas, itálico, as aspas em português e em inglês, números.

Motivações para a escrita:

Palavra puxa palavra

Número puxa frase

Objeto puxa parágrafo

Imagem puxa slogan

Dia puxa crónica

Emoção puxa diálogo

Poema puxa texto narrativo

Universos sensoriais: usar os cinco sentidos.

Locais e espaços da escrita e da leitura.

Construção de personagens e a estrutura do conto tradicional.

Técnicas de tradução do Inglês para o Português.

Bases de crítica e recensão literárias: o resumo, a interpretação, a fundamentação.

Ritos de reescrita.

Métodos de ensino

A disciplina, dada a sua natureza prática, consistirá predominantemente em sessões de leitura e de escrita, em contexto de aula, sempre precedidas de considerações teóricas sobre os temas e os tipos de texto que estão a ser escritos ou analisados e, sempre que se justifique, por exercícios de desbloqueio da criatividade. Para cada exercício de escrita haverá um exemplo prévio, que servirá de modelo a partir do qual  cada aluno(a) desenvolverá o seu texto. Após a escrita, os alunos lerão os textos escritos pelos colegas e pronunciar-se-ão sobre eles. A turma fará, sempre que necessário, exercícios de reescrita até ser produzida a versão final.

Bibliografia

Belsey, Catherine, A prática crítica, Lisboa: Edições 70, 1982.

Bloom, Harold,  A Angústia da influência, (trad. port. Miguel Tamen), Lisboa: Cotovia 1991.

Idem, Génio (tradução portuguesa de Cristina Rodriguez e Artur Guerra), Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2014.

Manguel, Alberto, Uma história da leitura, Lisboa: Editorial Presença, 2010.

Nash, Christopher (ed.), Narrative in Culture. The Uses of Storytelling in the Sciences, Philosophy, and Literature, London & New York: Routledge, 1994, 4ª ed. [1990].

Reis, Carlos, Construção da leitura, Coimbra: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1982.

Reis, Carlos; Lopes, Ana Cristina Lopes (coord.), Dicionário de Narratologia, Coimbra: Almedina, 1987.

Yagleski, Robert P., The Essentials of Writing – Ten Core Concepts, New York: Cengage Learning, 2015.

Zinsser, William, On Writing Well, New York: Harper, 1988.

Código

0103012

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Mini Testes: 100%