1. Obter conhecimentos fundamentais sobre conceitos, problemas, categorias, temáticas e dinâmicas centrais da História Social.
2. Desenvolver capacidade de pensar e discutir fundamentadamente a construção do vocabulário sociopolítico e das realidades dos grupos sociais, com o contributo da análise sociológica.
3. Compreender os mecanismos de organização, estratificação, identificação, representação, mobilidade e cristalização das categorias sociais nas sociedades europeias ocidentais desde o Império Romano até ao fim do século XX.
1. Especificidades da História dos Grupos Sociais
1.1. A história social entre a história e a sociologia
1.2. Uma história da história social: a construção de um subcampo disciplinar
1.3. Tendências e resultados das investigações nas últimas décadas
2. Estratificação social
2.1. Vocábulos e conceitos
2.2. Fatores distintivos dos grupos sociais
2.3. Sociedades de diferentes tipos: grupos de "status"; castas; ordens; classes
3. Principais características e evolução histórica da sociedade europeia ocidental
3.1. Na Antiguidade Clássica
3.2. Na Idade Média
3.3. Na Idade Moderna
3.4. Na Idade Contemporânea
1. São usados métodos centrados na professora (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).
2. A exposição pela docente foca algumas questões teóricas e, sobretudo, a apresentação das linhas gerais da estratificação social e das dinâmicas sociais na Europa desde a Idade Média até ao mundo contemporâneo.
3. Os estudantes leem e debatem nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstrem a aprendizagem de conceitos e de realidades históricas. Deste modo, os próprios estudantes são chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.
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