Vulnerabilities and critical Infrastructures

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Objectives

A unidade curricular tem como objetivo enquadrar o conhecimento no domínio da identificação e caracterização das vulnerabilidades físicas e socioeconómicas aos vários fenómenos naturais e tecnológicos que podem gerar desastres e catástrofes. Perspetiva-se a evolução formativa dos alunos nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

Objetivos cognitivos

Distinguir os elementos de vulnerabilidade para os diferentes tipos de perigos;

Compreender o impacte físico e socioeconómico dos diferentes tipos de perigo;

Apreender o conceito de infraestruturas críticas;

Reconhecer a interação entre vários fenómenos capazes de gerar desastres e catástrofes (multirriscos).

Objetivos afetivos

Avaliar o elemento humano como um fator de vulnerabilidade.

Objetivos psicomotores

Identificar infraestruturas críticas;

Manipular informação de campo e elementos cartográficos para sistematizar vulnerabilidades a diversos fenómenos.

Program

1 INTRODUÇÃO

1.1 Conceito de vulnerabilidade

1.2 Elementos de vulnerabilidade

1.3 Infraestruturas críticas

2 VULNERABILIDADES

2.1 Fenómenos geológicos

2.1.1 Fenómenos vulcânicos

2.1.1.1 Piroclastos de queda

2.1.1.2 Piroclastos de fluxo

2.1.1.3 Escoadas lávicas

2.1.1.4 Lahars

2.1.1.5 Gases vulcânicos

2.1.2 Fenómenos sísmicos

2.1.3 Fenómenos de instabilidade de vertentes

2.1.4 Tsunamis

2.2 Fenómenos hidrometeorológicos

2.2.1 Tornados e ciclones

2.2.2 Cheias e inundações

2.3 Fenómenos ambientais e tecnológicos

3 VULNERABILIDADE A MULTI-PERIGOS

3.1 Conceito de multi-perigo

Teaching Methodologies

Aulas teóricas – baseadas na apresentação de material audiovisual ilustrativo dos conceitos e processos alvo de análise.

Aulas práticas – baseadas no estudo de casos e exercícios identificação de infraestruturas críticas e de caracterização de vulnerabilidades.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliography

ANDERSON, MARY B. (2000) "Vulnerability to Disaster and Sustainable Development: A General Framework for Assessing Vulnerability" In” Storms. Edited by R. Pielke, Jr., and R. Pielke, Sr. Vol. 1. London, UK: Routlege,. ISBN: 0415212863.

BIRKMANN, JÖRN. (2006) Measuring vulnerability to natural hazards : towards disaster resilient societies Tokyo ;. United Nations University,... xxvi, 524 p.,

BLONG, R.J., (1984) - Volcanic hazards. Academic Press, Austrália, 424p.

HYNDMAN, DONALD AND HYNDMAN, DAVID, (2011) “Natural Hazards and Disasters”, 3rd Edition. Cengage Publishing. 592 p.

Code

0105720

ECTS Credits

5

Classes

  • Orientação Tutorial - 2 hours
  • Práticas e Laboratórios - 30 hours
  • Teóricas - 30 hours

Evaluation Methodology

  • Formative evaluation: 30%
  • Frequency: 70%