1. Aprofundar a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência linguística para a aprendizagem da língua.
2. Apreender diferentes abordagens e processos de ensino e aprendizagem da língua oral e escrita no pré-escolar e no 1º C.E.B.
3. Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática da língua portuguesa na planificação de situações de ensino-aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1º C.E.B.
4. Conceber material didático que promova experiências de aprendizagem da língua ativas, significativas, multiculturais, paritárias, aos níveis pré-escolar e escolar (1º C.E.B.).
5. Conceber instrumentos de avaliação das aprendizagens
6. Participar em investigação sobre o Ensino da Literacia no Pré-escolar e no 1º C.E.B.
7. Explorar diferentes realidades do ensino do Português no mundo, os respetivos desafios e possibilidades.
1. Do aprofundamento da compreensão oral à expressão oral formal
a. etapas da compreensão e expressão oral
b. intencionalidades comunicativas e tipos de texto ao nível do oral
c. estratégias para a promoção da compreensão e da expressão oral na ed. pré-escolar e 1º CEB
2. Iniciação à leitura e à escrita
a. conceções sobre a leitura e a escrita
b. estratégias de estimulação precoce
c. modelos de aprendizagem e métodos de ensino de leitura e escrita
d. etapas e estratégias da leitura e da escrita
e. escrita de processo
3. Planificação e avaliação do processo de aprendizagem da língua
a. planif.de atividades
b. avaliação da aprendizagem em língua
c. instrumentos de avaliação
4. Materiais didáticos e textos: adequação, relevância e respeito pelos direitos humanos (multiculturalismo, paridade, linguagem não sexista, etc.)
5. Investigação sobre o ensino da literacia na escola
6. O ensino do Português no mundo
a. diferentes programas
b. materiais didáticos online e outros suportes
A UC combina sessões expositivas dialogadas sobre conteúdos programáticos, apoiadas em recursos áudio e vídeo, com sessões de análise documental, debate, apresentação oral e discussão de trabalhos, conceção (em pares) de atividades e materiais didáticos, simulação de atividades para aperfeiçoamento de materiais e atividades, implementação de atividades e aplicação de questionários em jardins-de-infância e escolas do 1º CEB, sessões tutoriais na sala ou através de Skype, para clarificação de conteúdos e apoio na realização dos trabalhos.
O Moodle é utilizado para disponibilizar recursos pedagógicos usados durante as aulas, bibliografia de apoio a aulas e trabalhos, facilitar a interação entre estudantes e professora sobre conteúdos ou tarefas.
Barragán, C. et al. (2005). Hablar en classe. Cómo trabajar la lengua oral en el centro escolar. Barcelona: Graó.
Casanova, I. & Faria, R. (2012). Português para o mundo. Manual do aluno – Português língua não materna. Lisboa: Plátano.
Cruz, V. (2007). Uma abordagem cognitiva da leitura. Lisboa: LIDEL
Evangelista, A. et al. (Org.). (2003). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica.
Gillanders, C. (2005). Aprendizage de la lectura y la escritura en los años preescolares. Sevilha: Ed. MAD.
Lopes, J. et al. (2004). Aprendizagem, ensino e dificuldades da leitura. Coimbra: Quarteto.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em educação pré-escolar: Sistemas de acompanhamento das crianças. Porto: Porto Editora.
Teberosky, A. & Colomer, T. (2003). Aprender a ler e a escrever. Uma proposta construtivista. P.A.: Artmed.
Viana, F. & Teixeira, M. (2002). Aprender a ler: Da aprend informal à aprend formal. Porto: ASA.
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