Employment policies and Solidarity

« Return

Objectives

1. Discutir a génese e evolução do Estado-providência a nível mundial; 2. Reconhecer as especificidades do Estado-providência na Europa do Sul; 3. Discutir as políticas de solidariedade e as suas limitações em Portugal; 4. Discutir as políticas de emprego no contexto da nova economia.5. Manifestar capacidade de reflexão e análise crítica; 6.  Evidenciar capacidade de comunicação; 7. Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Program

1. Estado-Providência e políticas sociais: modelos, transformações e debates. Tipologias, modelos e aspetos distintivos dos Estado-providência a nível mundial. 2. O modelo social europeu e a especificidade da Europa do Sul: o caso português. 3. Formas de solidariedade social: solidariedade institucional e solidariedade não institucional. 3.1. O papel da sociedade civil nas respostas sociais: o caso das organizações do terceiro setor 3.2. A solidariedade e a governação social em rede: potencialidades e limites 4. Políticas de emprego e de promoção da empregabilidade. 4.1. Do welfare ao workfare: das políticas passivas às políticas ativas de emprego; 4.2. Discussão crítica dos conceitos de empregabilidade, flexibilidade e qualificações

Teaching Methodologies

Nesta unidade curricular serão privilegiadas metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento de competências e permitam aos formandos organizarem experiências de aprendizagem significativas. De forma mais específica, será privilegiado o método interrogativo de ensino: os estudantes serão frequentemente confrontados com questões cujas respostas requerem o desenvolvimento de competências de consulta de documentação relevante, produção de argumentação fundamentada e debate de ideias em pequeno e grande grupo. Serão ainda usados momentos de apresentação de conteúdos por parte dos docentes, tendo em vista situar o objeto e campo de análise dos temas acima discriminados e acompanhar, nas sessões teórico-práticas, o processo de construção dos exercícios práticos.

Bibliography

Information available soon.

Code

0200907

ECTS Credits

7.5

Classes

  • Orientação Tutorial - 10 hours
  • Teóricas - 15 hours
  • Teórico-Práticas - 15 hours

Evaluation Methodology

  • Apresentação oral do trabalho Individual e/ou de Grupo: 40%
  • Individual and/or Group Work: 60%