Meteorologia e Climatologia

« Voltar

Objetivos

1. Compreender as condicionantes astronómicas que determinam o clima na Terra.

2. Conhecer os principais processos de interação entre a radiação e a atmosfera.

3. Compreender a ocorrência e a importância da água na atmosfera.

4. Compreender as relações entre o vento e o estado do mar.

5. Compreender os diferentes regimes de precipitação e o conceito de intensidade da precipitação.

6. Conhecer os conceitos e características do estado do tempo.

7. Conhecer as técnicas, as rotinas e as normas da observação meteorológica.

8. Conhecer os métodos e os principais instrumentos utilizados na previsão do estado do tempo.

9. Compreender o conceito de clima e parâmetro climático.

10. Compreender a importância dos oceanos na configuração dos climas.

11. Compreender os mecanismos que explicam a ocorrência do fenómeno do El Nino.

12. Compreender os mecanismos associados ao aquecimento global.

13. Compreender os diferentes fenómenos climáticos extremos.

Programa

1. Introdução.

1.1. Histórico da ciência meteorologia no mundo e o seu percurso nos Açores.

2. Condicionantes astronómicas do clima da Terra.

2.1. Teoria de Milankovitch.

3. Atmosfera.

3.1. Equilíbrio hidrostático.

3.2. O perfil vertical da pressão numa atmosfera em equilíbrio. Altimetria.

3.3. Taxa de arrefecimento na expansão adiabática.

3.4. Estabilidade estática. Instabilidade latente e convecção profunda.

4. Vento. Radiação. Nuvens e precipitação.

4.1. Vento. Forças a que se encontra sujeita uma partícula de ar.

4.1.2. Vento geostrófico. Vento do gradiente. Efeitos do atrito.

4.1.3. Circulação secundária.

4.2. Radiação.

4.2.1. Absorção e emissão de radiação. Balanço radiativo de um corpo real. O corpo negro.

4.2.2. Equilíbrio radiativo da Terra. Transferência de radiação através da atmosfera.

4.2.3. Efeito de estufa. Camada de ozono.

4.3. Nuvens e precipitação. Processos de saturação.

4.3.1. Condensação de gotículas. Classificação de nuvens. Nevoeiros. Precipitação.

4.3.2. Mecanismos de crescimento de gotículas e cristais.

5. Organização do Tempo Atmosférico.

5.1. A circulação global observada.

5.2. Massa de ar. Frentes. Depressões e anticiclones.

6. Circulações locais e regionais.

6.1. A circulação junto da superfície.

6.2. A brisa marítima. Brisas de montanha e vale e outras circulações orográficas. Circulação na vizinhança de lagos e cidades.

6.3. Monção.

7. Previsão e acompanhamento do Estado do Tempo.

7.1. Sistema climático. Escalas de movimento.

7.2. Sistema global de observação. Previsão numérica do tempo.

8. Clima. Variabilidade Climática. Fenómenos climáticos extremos.

8.1. Clima. Parâmetros do clima. Normal climatológica.

8.2 Classificações climáticas. Classificação climática de Koppen.

8.3. Condições que determinam o clima local.

Métodos de ensino

Aulas Teóricas:

• Uso de Visualizações Interativas _ utilizar ferramentas como gráficos interativos, mapas meteorológicos dinâmicos, e simulações visuais que permitam aos alunos interagir com os dados climáticos em tempo real.

• Aulas Baseadas em Casos _ apresentar casos reais ou hipotéticos relacionados ao clima ou meteorologia (e.g., uma análise do fenómeno El Niño, uma onda de calor ou uma tempestade tropical) e, em seguida, orientar a turma na análise e resolução dos problemas relacionados.

• Aulas expositivas _ transmissão do conteúdo teórico.

Aulas Teórico-Práticas:

• Ensino Baseado em Dados _ disponibilizar na aula conjuntos de dados reais (como séries de dados meteorológicos históricos) e fazer análises e interpretações em conjunto com os alunos, ou em trabalhos de grupo. Isso pode ser feito utilizando ferramentas como Excel ou softwares de análise estatística.

• As aulas incluirão seminários para aprofundar determinados temas.

• Algumas aulas serão dedicadas à resolução de aplicações numéricas, permitindo aos alunos aplicar os conceitos teóricos.

Aulas Tutoriais:

• Acompanhamento e orientação dos alunos ao longo do semestre letivo . A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, o que permitirá potenciar a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

AHRENS, D. (1994) – “Meteorology Today. An Introduction to Weather, climate and the environment” – West Publishing Company, 5ed., 592pp.

HIDORE, J. J.; OLIVER J. E. (1993) – “Climatology – An Atmospheric Science” Macmillan Publishing Company, New York, 423pp.

WALLACE, J.M. & HOBBS, P.V. (1977) – “Atmospheric Science. An Introductory Survey” – Academic Press. BARRY, R. G. (1992) – “Mountain Weather and Climate” – Routledge, London.

PEIXOTO, J.P.; & A. OORT (1992) – “Physics of Climate” – American Institute of Physics. IPCC. (2021).

Sixth Assessment Report (AR6): The Physical Science Basis. Cambridge University Press.

Código

0105719

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 2 horas
  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas