Parcerias Educativas e Relação Escola-Família-Comunidade

« Voltar

Objetivos

1. Equacionar a relação entre escola, famílias e comunidade no quadro das mudanças sociais que marcam as sociedades contemporâneas.
2. Problematizar questões relativas às várias dimensões da relação entre escola, famílias e comunidade.
3. Analisar criticamente o conceito de parceria educativa como instrumento potenciador de mudança educativa na comunidades local.
4. Discutir textos e documentos relativos a projetos de parceria entre escola, famílias e comunidade.
5. Desenvolver competências reflexivas e colaborativas.

Programa

1. Relação escola-família
1.1. Mudança social, transformações da família e da escola e relação escola-família
1.2. Envolvimento e participação da família no sistema educativo e nas organizações educativas
2. Relação escola-comunidade
2.1. Novas formas de regulação dos sistemas educativos, territorialização da ação educativa e relação escolacomunidade
2.2. Abordagens da relação escola-comunidade
3. Instituições educativas, participação comunitária e parcerias educativas
3.1. Parcerias educativas e mudança nas comunidades locais
3.2. Projetos de ligação entre escola, famílias e comunidade

Métodos de ensino

Os conteúdos serão trabalhados a partir das seguintes metodologias: exposição teórica pela docente; momentos de discussão em grande grupo, a partir de questões lançadas pela docente; trabalho desenvolvido pelos estudantes, em grupo, na sala de aula e dinamização de sessões, da responsabilidade dos estudantes. A avaliação contempla: 1) a elaboração de um trabalho de grupo (60%), apresentado sob forma escrita e discutido oralmente na aula, incidindo numa reflexão crítica em torno de um projeto de parceria entre a escola (ou outra organização educativa) e a família ou entre a escola (ou outra organização educativa) e a comunidade, em que se deverá fazer uma síntese dos objetivos e natureza do projeto; a discussão dos pontos críticos ou problemáticas desse projeto; e discussão do projeto, tendo por referência a realidade açoriana. 2) Reflexão individual, apresentado sob forma escrita, sobre as aprendizagens realizadas na UC e sua pertinência no quadro da sua formação (40%).

Bibliografia

Almeida, A. N., & Vieira, M. M. (2006). A escola em Portugal. Lisboa: ICS.
Barroso (1996). O Estudo da Escola. Porto: Porto Editora.
Benavente, A. et al. (1987). Do Outro Lado da Escola. Lisboa: IED.
Canário, R. (2005). O que é a escola. Porto: Porto Editora.
CNE (2007). Escola/família/comunidade. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Hendersen, A. T. et. al. (2013). A Escola também se vive cá fora. Lisboa: Plátano Editora.
Lima, J. Á. (2002) (Ed.). Pais e professores: um desafio à cooperação. Porto: E. ASA.
Marques, R. (1997). Professores, famílias e projecto educativo. Porto: E. Asa.
Montandon, C., & Perrenoud, P. (2001). Entre pais e professores, um diálogo impossível? Lisboa: Celta.
Saraceno, C., & Naldini, M. (2003). Sociologia da família. Lisboa: Editorial Estampa.
Silva, P. (2003). Escola-família, uma relação armadilhada. Porto: E. Afrontamento.

Código

0201436

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Reflexão individual, apresentado sob forma escrita, sobre as aprendizagens realizadas na UC e sua pertinência no quadro da sua formação: 40%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 60%