Concepção e Gestão da Formação

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Objetivos

Refletir sobre os princípios subjacentes à formação e à relação formador–formando–saber nas dinâmicas formativas.

Reconhecer a planificação da formação como uma estratégia ao serviço da melhoria dos processos formativos e da qualidade da formação.

Reconhecer as diversas componentes e etapas do processo formativo.

Apreender as relações entre competências, objetivos de aprendizagem, métodos e técnicas pedagógicas.

Compreender as especificidades e relevância de diferentes formas de organização e acompanhamento da formação. No final da UC os alunos deverão ser capazes de: Analisar programas, projetos e situações formativas, de forma crítica.

Conceber e gerir programas/módulos de formação adequados a diferentes objetivos e públicos.

Programa

Objetivos

1. Refletir sobre os princípios subjacentes à formação e à relação formador-formando-saber nas dinâmicas formativas.

2. Conhecer as diversas componentes e etapas do processo formativo.

3. Reconhecer a planificação da formação como uma estratégia ao serviço da melhoria dos contextos e processos formativos, visando a qualidade da formação.

4. Compreender as relações que se estabelecem entre competências, objetivos de aprendizagem, métodos e técnicas pedagógicas.

5. Compreender as especificidades e relevância de diferentes formas de organização e acompanhamento da formação.

6. Analisar criticamente programas, projetos e situações formativas.

7. Perspetivar a conceção e gestão de programas/módulos de formação com adequação a diferentes contextos e públicos.

 

Conteúdos

1. Processos formativos

1.1. Conceitos básicos, componentes e intervenientes

1.2.  Modalidades e contextos de formação

2. Conceção da formação

2.1.  Planificação da formação

2.1.1. Análise de necessidades/ contextos

2.1.2. Conteúdos, objetivos e competências

2.1.3. Organização de espaços e tempos

2.1.4. Seleção de métodos e técnicas de formação

2.1.5. Organização da comunicação/ interação: recursos e materiais.

2.2. Avaliação da formação

3. Gestão da formação

3.1. Princípios estruturantes: Integração, Articulação e Flexibilidade;

3.2. Acompanhamento da formação: Coaching, Mentoring e Supervisão.

Métodos de ensino

Metodologia de ensino-aprendizagem

            A unidade curricular desenvolve-se em sessões presenciais de matriz teórico-prática. Privilegiam-se metodologias ativas e interativas, contemplando momentos de exposição dialogada, apoiados no questionamento/ debate e em recursos audiovisuais. Dinamizam-se sessões de pesquisa online, análise documental, discussão e atendimento tutorial, com vista ao aprofundamento e clarificação de conteúdos e ao apoio na realização dos trabalhos de avaliação final.

            A plataforma moodle é usada para facultar recursos pedagógicos usados na lecionação e bibliografia de apoio à realização dos trabalhos dos estudantes. Do mesmo modo, servirá para apoio à comunicação entre estudantes e entre estes e a docente no âmbito das atividades da UC.

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Código

0200895

ECTS

2.5

Aulas

  • Teóricas - 15 horas