Concepção e Gestão da Formação

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Objetivos

Refletir sobre os princípios subjacentes à formação e à relação formador–formando–saber nas dinâmicas formativas.

Reconhecer a planificação da formação como uma estratégia ao serviço da melhoria dos processos formativos e da qualidade da formação.

Reconhecer as diversas componentes e etapas do processo formativo.

Apreender as relações entre competências, objetivos de aprendizagem, métodos e técnicas pedagógicas.

Compreender as especificidades e relevância de diferentes formas de organização e acompanhamento da formação. No final da UC os alunos deverão ser capazes de: Analisar programas, projetos e situações formativas, de forma crítica.

Conceber e gerir programas/módulos de formação adequados a diferentes objetivos e públicos.

Programa

1. Introdução

1.1. Conceito(s) de formação.

1.2. Situação de formação.

1.3. Perfil e funções do formador.

2. Conceção da formação

2.1. A planificação da formação:

2.1.1. Competências e objetivos.

2.1.2. Conteúdos.

2.1.3. Espaço/ modalidades de organização.

2.1.4. Avaliação.

2.2. A seleção dos métodos de formação:

2.2.1. Os métodos afirmativos

2.2.2. Os métodos interrogativos

2.2.3. Os métodos ativos

2.3. Algumas técnicas de formação:

2.3.1. Brainstorming

2.3.2. Pedagogia da descoberta

2.3.3. Trabalho por projeto

2.3.4. Simulação

2.3.5. Portefólio de aprendizagem

3. Gestão da formação

3.1. Organização da formação.

3.1.1. Formação presencial / à distância.

3.1.2. Formação em contexto de trabalho.

3.2. Acompanhamento da formação

3.2.1. Coaching.

3.1.1. Supervisão.

3.1.2. Comunidades/redes de experiências.

Métodos de ensino

Esta unidade curricular combina sessões expositivas sobre conteúdos programáticos, apoiadas no questionamento e em recursos vídeo, com sessões de pesquisa online, debate, apresentação oral e discussão de trabalhos dos alunos, conceção, em pares, de um módulo de formação, e sessões tutoriais, presenciais ou via skype, com vista ao aprofundamento e clarificação de conteúdos e ao apoio na realização dos trabalhos. A plataforma moodle é utilizada para disponibilizar recursos pedagógicos usados durante as aulas, bibliografia de apoio às aulas e trabalhos dos estudantes, facilitando a interação entre os estudantes e entre estes e a docente sobre conteúdos ou tarefas.

A avaliação assenta essencialmente em dois elementos:

i) um trabalho escrito, a realizar com base num guião disponibilizado pela docente, referente à conceção e fundamentação, em pares ou grupos de três, de um módulo/curso de formação (70%);

ii) apresentação e discussão oral do trabalho referido em i) (30%).

Bibliografia

ECDVT. (2013). Trainers in continuing VET: emerging competence profile. Luxembourg: Public. Office of the EU.
IFQ. (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: IQF
IFQ. (2005). Formação para a inclusão. Guia metodológico. Lisboa: IQF
Le Boterf, G. (1995). De la compétence: Essai sur un attracteur étrange. Paris: Éditions d' Organisation
Mager, R. (1975). Como definir objetivos pedagógicos. Lisboa: Carreira & Carreira.
Mira Leal, S. & S. N. Caldeira (Orgs.) (2011). Formação de Adultos: Desafios, articulações e oportunidades em
tempo de crise. PDL: UAc
Nigro, N. (2005). Guia do Coaching e do Mentoring. Lisboa: Monitor – Projetos e Ediç.
Pinheiro, J. & Ramos, L. (1998). Métodos pedagógicos. Lisboa: IEFP
Silva, Mª G. (1997). Métodos ativos. Lisboa: IEFP
Tira-Picos, A. & Sampaio, J. (1994). A avaliação pedagógica na formação profissional – Técnicas e instrumentos.
Lisboa: IEFP
Vieira, M.ª de L. (1998). Definição de objetivos de formação. Lisboa: IEFP.

Código

0200895

ECTS

2.5

Aulas

  • Teóricas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação e discussão oral do trabalho: 30%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 70%