Recursos Vivos Marinhos

« Voltar

Objetivos

Ao longo desta UC os alunos deverão conhecer e identificar os principais recursos vivos marinhos. Pretende-se que os alunos compreendam a sensibilidade dos recursos vivos em relação às intervenções humanas como a pesca, poluição e destruição de habitats e conhecer os efeitos da exploração sobre diferentes componentes do ecossistema marinho Serão estudados diversos tipos de pescarias emblemáticas a nível mundial (pequenos pelágicos, atuns, demersais, cefalópodes).

Programa

Principais recursos vivos explorados: peixes, crustáceos, moluscos e algas. As artes e técnicas de pesca e principais tipos de embarcações de pesca Exploração dos recursos vivos: evolução histórica e situação atual das pescarias mundiais. A pesca na União Europeia e em Portugal. A pesca como indústria, considerações económicas, políticas e sociais. Conceitos fundamentais em biologia pesqueira. Unidade de População ou Stock. Estatísticas de pesca - Capturas e esforço de pesca. Amostragem das capturas e estudo das amostras. Principais parâmetros biológicos utilizados em Biologia Pesqueira. Estudo de algumas pescarias internacionais e nacionais (Pequenos pelágicos, demersais, atuns, cefalópodes) Problemas ecológicos das pescarias. Aspeto multi-específico das pescarias. As capturas acessórias (bycatch). Interações entre pescarias. Princípios de gestão pesqueira: Critérios de gestão, Tipos de sobrepesca, Medidas de Gestão. Espécies altamente migratórias. As RFMO.

Métodos de ensino

Os conteúdos desta disciplina serão transmitidos aos alunos com base em aulas presenciais de natureza conceptual e atividades exploratórias. As aulas serão essencialmente expositivas, com recurso a apresentações visuais dinâmicas, estudo de casos específicos com recurso à análise de publicações científicas, que serão apresentados e discutidos pelos estudantes.

A informação será disponibilizada através da página digital da disciplina na plataforma de “e-learning Moodle”. A componente P compreenderá visita a um porto de pesca e à realização de amostragens das descargas. Em laboratório os estudantes realizarão amostragens biológicas de exemplares de pescado e estimação de parâmetros biológicos.

A avaliação da UC será contínua, com base na assiduidade e participação nas aulas (15% do total), e em dois momentos de avaliação escritos: teste individual final (60% da avaliação final), e um trabalho de grupo (25% da nota final), que será apresentado e discutido com os restantes colegas.

Bibliografia

Caddy, J.F.; Griffiths, R.C., 1995. Living marine resources and their sustainable development: some environmental and institutional perspectives. FAO Fisheries Technical Paper. No. 353. FAO, Rome. 1995. 167p.
FAO, 2014. The State of World Fisheries and Aquaculture 2014, FAO, Rome, 2014. E-ISBN 978-92-5-108276-8 (PDF)
King, M., 2007. Fisheries Biology, Assessment and Management, 2nd Edition. Wiley-Blackwell.
Paul J. B. Hart (Editor), John D. Reynolds (Editor), 2002. Handbook of Fish Biology and Fisheries: 2 Volume Set.
Wiley-Blackwell. ISBN: 978-0-632-06483-0
Jennings, S., Kaiser, M., Reynolds, J.D., 2001. Marine Fisheries Ecology. 432 pages. February 2001, Wiley-Blackwell.
ISBN: 978-0-632-0509
Edwin S. Iversen, 1995. Living Marine Resources: Their Utilization and Management. Springer Science & Business
Media, 31/12/1995 - 403 p
Barnes, R.S.K. & R. N. Hughes, 1999. An Introduction to Marine Ecology, 3rd Edition. 296 pages. March 1999, WileyBlackwell. ISBN: 978-0-86542-834-8

Código

0106009

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas