Pretende-se com esta disciplina:
1) Consolidar conhecimentos no domínio da língua materna.
2) Conhecer e utilizar regularmente os instrumentos de normalização linguística auxiliares da oralidade e da escrita;
3) Reconhecer e descrever, de forma rigorosa, tipos de organização discursiva;
4) Analisar géneros do discurso em termos de norma e desvio.
1. Reflexão teórica e crítica sobre os seguintes aspectos linguísticos da organização discursiva:
a) Coesão;
b) Conectividade conceptual (ou coerência);
c) Estrutura temática e estrutura informacional.
2. Estudo do discurso oral e do discurso escrito, tendo em conta:
a) Os mecanismos linguísticos e comunicacionais da estruturação do discurso oral e
b) A estruturação e funcionamento do discurso escrito.
3. Análise sincrónica e exemplificação de diferentes géneros de organização discursiva:
a) Comentário (jornalístico)
b) Dissertação
c) Relatório
d) Discurso Publicitário
A metodologia de trabalho é de natureza teórico-prática (75%) e tutorial (25%), incluindo, por parte da docente, a exposição crítica das questões teóricas e práticas que constam do programa, a promoção da capacidade de compreensão sistemática dos conteúdos abordados, a disponibilização das condições necessárias à preparação, elaboração e apresentação oral e escrita de trabalhos de investigação na área científica do seminário.
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