História de Portugal e Património Construído

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Objetivos

1.Identificar as principais características e situações temporais e espaciais da História de Portugal.
2. Refletir sobre a cultura e a identidade portuguesas em perspetiva diacrónica.
3. Identificar e compreender as características e problemáticas de cada época da História de Portugal e as de todas no seu conjunto.
4. Enunciar os principais contributos da História de Portugal para a realidade nacional e internacional de hoje.
5. Reconhecer o património artístico como herança singular e identitária.
6. Descrever o comportamento dinâmico dos fenómenos histórico-artísticos e as suas implicações históricas.
7. Caracterizar os vários estilos artísticos e suas obras principais.
8. Desenvolver competências no âmbito do conhecimento fundamentado, da reflexão crítica e da abertura de espírito para valores culturais, modelos comportamentais e realizações diferentes dos atuais.

Programa

1- Território e Populações na região que mais tarde irá ser o território português. Os legados: pré-histórico, romano, visigodo e muçulmano.
2- Formação de Portugal e a Reconquista Cristã. O modo Românico: da arquitetura religiosa à militar e senhorial. A escultura: do ornamento ao simbólico.
3– A crise dinástica e a Dinastia de Avis: D. João I - de bastardo a Rei. A consolidação da independência de Portugal.
4- A expansão marítima e o Império Português. O gótico em Portugal: Alcobaça, Batalha e Évora; o Manuelino.
5- A perda da Independência e a monarquia Dual. O Maneirismo e a Restauração.
6 - D. João V e a monarquia Barroca.
7- De D. José à Ida para o Brasil. Lisboa de Pombal e o Porto dos Almadas.
8- Das reestruturações oitocentistas ao fim do "Estado Novo". Romantismo, Naturalismo, Arte Nova e Modernismo. A arte programática do Estado Novo.
9. A revolução de abril.

Métodos de ensino

Métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno que implicam conjugação entre a exposição e a explanação dos conteúdos, tendo por base a observação e a análise de textos e de imagens. Nas aulas teórico-práticas, onde a centralidade do diálogo e da intervenção dos alunos é predominante, serão analisados documentos, textos imagens ou documentários / vídeos fornecidos pela docente, promovidos trabalhos de grupo ou pequenos testes sobre algum tema do programa, com pequenas apresentações orais, algumas com base em prévias pesquisas dos discentes, solicitadas antecipadamente (10%).

A classificação final e individual dos discentes resultará também com base no valor médio obtido a partir da realização de duas minifichas de avaliação escrita (90%).

Bibliografia

Almeida, A. D. de; Belo, D. (coord.) (2007). Portugal Património: guia – inventário. S.L.: Círculo de Leitores. 10 vols. Vol. I: Viana do Castelo, Braga e Porto; Vol. II: Vila Real e Bragança; Vol. III: Aveiro, Coimbra e Leiria; Vol. IV: Viseu e Guarda; Vol. V: Castelo Branco; Vol. VI: Santarém e Setúbal; Vol. VII: Lisboa; Vol. VIII: Portalegre e Évora; Vol. IX: Beja e Faro; Vol. X: Açores e Madeira.

Almeida, A.D. de; Belo, D.; Soares, M. S. (2008). Portugal: Atlas do Património. S. L.: Círculo de Leitores e Autores.

Belo, D. (2008). Portugal: olhares sobre o património. S.L.: Círculo de Leitores.

Marques, A. H. de O. (2019). Breve História de Portugal. 11ª ed. Revista e atualizada. Lisboa: Editorial Presença. [1ª ed. 1995].

Marques, A. H. de O.; Serrão, J., (dir.) (1985-2004). Nova História de Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 14 vols.

Mattoso, J. (dir,) (2001). História de Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 8 vols.

Pereira, P. (dir.) (2007-2008). História da Arte Portuguesa. S.L.: Círculo de Leitores, 10 vols. Vol. 1: Da Pré-História à arte Islâmica no Ocidente Andaluz; Vol. 2: O mundo Românico (sécs XI-XIII); Vol. 3: O “modo” Gótico (sécs. XIII_XV); Vol.  4:  O Manuelino (sécs. XV-XVI); vol. 5:  Renascimentos (séc. XVI); Vol. 6: Os Classicismos (sécs. XVI-XVII); Vol. 7: O Barroco (sécs. XVII-XVIII); Vol. 8; Neoclassicismo e Romantismos (séc. XIX); Vol. 9: A Ruptura Moderna (séc. XX); Vol. 10: Sentimento, autoria conceito. A velocidade da moda e as vanguardas.

Proença, M.ª C. (2015). Uma História concisa de Portugal. S.L.: Círculo de Leitores.

Ramos, R.; Sousa, B. V. e; Monteiro, N. G. (2010). História de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros.

Rodrigues, D. (2008). Arte Portuguesa: da Pré-História ao Século XX. Fubu Editores SA.

Serrão, J. V. (1978-2008). História de Portugal. Lisboa: Editorial Verbo, 17 vols.

Serrão, J. (1985). Dicionário de História de Portugal. Porto: Livraria Figueirinhas

Código

0103015

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%