História de Portugal e Património Construído

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Objetivos

1. Identificar as principais características e situações temporais e espaciais da História de Portugal;

2. Refletir sobre a cultura e a identidade nacionais em perspetiva diacrónica;

3. Identificar e compreender as características e problemáticas de cada época da História de Portugal e as de todas no seu conjunto;

4. Enunciar os principais contributos da História de Portugal para a realidade nacional e internacional de hoje;

5. Reconhecer o património artístico como herança singular e identitária;

6. Descrever o comportamento dinâmico dos fenómenos histórico artísticos e as suas implicações históricas;

7. Caracterizar os vários estilos artísticos e suas obras principais;

8. Desenvolver competências no âmbito do conhecimento fundamentado, da reflexão crítica e da abertura de espírito para valores culturais, modelos comportamentais e realizações diferentes dos atuais;

9. Desenvolver a capacidade de observação/interpretação das manifestações artísticas.

Programa

1. Território e Populações na região a que mais tarde irá ser o território Português. Os legados: romano, visigodo e muçulmano.

2. Formação de Portugal e a Reconquista Cristã; O modo Românico: da arquitetura religiosa à militar e senhorial. A escultura: do ornamento ao simbólico.

3. A crise dinástica e a Dinastia de Avis: D. João I - de bastardo a Rei; a consolidação da independência de Portugal.

4. A expansão marítima e o Império Português. O gótico em Portugal: Alcobaça, Batalha e Évora; o Manuelino.

5. A perda da Independência e a monarquia Dual. O Maneirismo e a restauração.

6. D. João V e a monarquia Barroca.

7. De D. José à Ida para o Brasil; Lisboa de Pombal e o Porto dos Almadas.

8. Das reestruturações oitocentistas ao fim do “Estado Novo”; Romantismo, naturalismo, Arte Nova e modernismo, a arte programática do Estado Novo.

Métodos de ensino

Métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno que implicam conjugação entre a exposição e a explanação dos conteúdos, tendo por base a observação e a análise de Textos e de imagens (com recurso ao PowerPoint). Nas aulas teórico-práticas, onde a centralidade do diálogo e da intervenção dos alunos é mais evidente, serão analisados documentos ou textos fornecidos pela docente ou serão promovidas pequenas apresentações orais, com base em prévias pesquisas dos discentes, solicitadas antecipadamente.

Bibliografia

Marques, A. Oliveira, Breve História de Portugal, 2ª edição, Lisboa, Editorial presença, 1996. Marques, A. Oliveira, Serrão, Joel, (dir.), Nova História de Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1985/2004, 14 vols.;

Mattoso, José (dir,), História de Portugal, Lisboa, Editorial Estampa,2001,8 vols;

Ramos, Rui, Vasconcelos e Sousa, Bernardo, Monteiro, Nuno Gonçalo, História de Portugal, Lisboa, esfera dos Livros, 2010;

Serrão, Joaquim Veríssimo, História de Portugal, Lisboa, Editorial Verbo, 1978/2008, 17 vols.; Serrão, Joel, Dicionário de História de Portugal, Porto, Livraria Figueirinhas, 1985;

FRANÇA, José-Augusto, A Arte em Portugal no Século XIX, 2 vols., Lisboa, Bertrand, 1966; IBIDEM, O Modernismo na Arte Portuguesa, Lisboa, ICLP, 1979;

PEREIRA, Paulo (dir.), História da Arte Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.

Rodrigues, Dalila, Arte Portuguesa, Da Pré-História ao Século XX, Fubu Editores SA, 2008

Código

0103015

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 5%
  • Ficha de leitura: 15%
  • Recensão crítica : 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%