Microssociologia

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Objetivos

a) Explicitar o conceito de interação social
b) Descrever o modo como as interações sociais se estruturam em diferentes contextos sociais
c) descrever o processo de formação, estruturação e funcionamento das representações sociais;
d) Reconhecer os fatores psicossociais que afetam a perceção social das normas;
e) Discutir o papel do poder na estruturação das relações sociais;
f) Identificar processos e mecanismos de poder e influência social;
g) Manifestar capacidade de reflexão e análise crítica;
h) Evidenciar capacidade de comunicação;
i) Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Programa

1) As interações sociais como objeto de análise da Microssociologia;
2) Perspetivas teóricas sobre as interações sociais;
3) O estudo das representações sociais;
4) Controlo social, conformidade e perceção das normas sociais;
5) Poder, influência e persuasão.

Métodos de ensino

Nesta unidade curricular serão privilegiadas metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento de competências e permitam aos formandos organizarem experiências de aprendizagem significativas. De forma mais específica, será privilegiado o método interrogativo de ensino: os estudantes serão frequentemente confrontados com questões cujas respostas requerem o desenvolvimento de competências de consulta de documentação relevante, produção de argumentação fundamentada e debate de ideias em pequeno e grande grupo. Serão ainda usados momentos de apresentação de conteúdos por parte dos docentes, tendo em vista situar o objeto e campo de análise dos temas acima discriminados e acompanhar, nas sessões teórico-práticas, o processo de construção dos exercícios práticos.

Bibliografia

Berger, P. (2007). Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes.
Berger, P., & Luckmann, T. (1978). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
Blumer, H. (1962[2018]). Sociedade como interação simbólica. Plural, Revista do Programa de PósGraduação em Sociologia da USP, São Paulo, 25(2), 282-293.
Corcuff, P. (2001). As novas sociologias. Sintra: Editora Vral.
Demartis, L. (2006). Compêndio de sociologia (pp. 43-75). Lisboa: Edições 70.
Giddens, A., Appelbaum, R. P., Duneier, M., & Carr, D. (2018). Introduction to sociology (11th ed.). New York: W. W. Norton & Company, Inc.
Goffman, E. (2002 [1959]). A representação do Eu na vida cotidiana (10ª ed.) Petrópolis: Editora Vozes.
Goffman, E. (2004). Estigma - notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Raven, B. (2008). The bases of power and the power/interaction model of interpersonal
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Simpson, J.A., Farrell, A.K., Oriña, M.M., & Rothman, J.A. (2015). Power and social influence in
relationships. In M. Mikulincer & P. R. Shaver (Eds.), APA Handbook of personality and social
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Vala, J. &. Monteiro, M.B (Coords.), Psicologia social (10ª ed.) . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Código

0101993

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Exercícios práticos realizados em grupo : 50%
  • Frequência: 50%