Pretende-se que os discentes dominem os tópicos lecionados mas também que desenvolvam capacidade de
integrar e discutir o conhecimento adquirido, e proceder à sua aplicação, em contexto laboral.
Foram definidos quatro resultados de aprendizagem que serão sustentados ao longo da disciplina:
1) Definir desenvolvimento sustentável, estratégias (globais a regionais) e indicadores, e explicitar a relação que
têm com a gestão ambiental.
2) Apresentar as principais ferramentas de Gestão Ambiental, a nível europeu e internacional. (enquadramento
normativo, requisitos) e discutir a sua aplicação nas organizações.
3) Compreender as vantagens da implementação de um sistema integrado de gestão.
4) Potenciar a implementação de sistemas integrados nas organizações.
I - Abordagem Ecossistémica
1.1. Documentos de Enquadramento Internacional
1.2. Operacionalização
II- Alterações climáticas
2.1. Enquadramento e Evolução
2.2. O IPCC
2.3. Mitigação e Adaptação
2.4. Contabilização de GEE
III - Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
3.1. Introdução
3.1.1.Evolução histórica de degradação ambiental e principais problemas ambientais, a nível mundial.
3.1.2. O ambiente na Europa, em Portugal e nos Açores
3.2. Definições e Estratégias
3.2.1. Contexto Internacional e Europeu
3.2.2. Contexto Português
3.2.3. PReDSA
IV - Instrumentos de Gestão Ambiental
4.1. Sistemas de Gestão Ambiental;
4.2. Avaliação de Desempenho Ambiental e Auditorias, Melhoria de Desempenho Ambiental, Levantamentos Ambientais e Relatórios de Sustentabilidade
4.3. Análise de Ciclo de Vida
4.4. Rotulo Ecológico
4.5. Outros Instrumentos
4.6. Tecnologias mais limpas e Ecoeficientes
4. 7. Diretiva do IPCC
4.8. Avaliação de Impacte Ambiental
V - AAE – Avaliação Ambiental Estratégica
5.1. Enquadramento e Evolução da AAE
5.2. Quadro legal de AAE
5.3. Exercício Pratico
Unidade curricular composta por dois módulos:
As metodologias a utilizar baseiam se em métodos expositivos dos conteúdos teóricos; Leitura, análise crítica e discussão orientada. Apresentação de exemplos práticos. Casos de sucesso e insucesso. A forma de docência é maioritariamente presencial podendo co-existir momentos de e-learning através da utilização da plataforma moodle para a orientação de discussão de alguns conteúdos específicos
A avaliação será feita através de trabalhos.
Partidário, M. R., Guia de Boas Praticas para a Avaliação Ambiental Estratégica, ed. Agencia Portuguesa do Ambiente, Amadora, 2007.
Partidário, M. R., Pinho, P. Guia de Apoio ao Novo Regime de Avaliação de Impacte Ambiental, ed. Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, Lisboa, 2000.
Decreto-Lei n.º 69/2000, de 3 de maio, Estabelece os princípios da Avaliação de Impacte Ambiental;
Pinto, A. (2012). Sistemas de Gestão Ambiental: Guia para a sua implementação. Lisboa: Edições Silabo.
Instituto para a Qualidade na Formação, I.P. (2006). O sector do ambiente em Portugal. Coleção de Estudos Sectoriais, nº 30. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação, I.P.
Mendes, B. & Oliveira, J.F. Santos (2004). Qualidade da Água para consumo Humano. Lousã: LIDEL Edições Técnicas, Lda.
Oliveira, J.F. Santos (2005). Gestão Ambiental. Lousã: LIDEL Edições Técnicas, Lda.
Canter, L. (1998). Manual de Evaluación de Impacto Ambiental: técnicas para la elaboración de los estudios de impacto. Madrid: Ed. Mc Graw-Hill/Interamericana de Espanã, S.A.U.
0200864
5