1. Conceber planos de intervenção e de investigação, atendendo aos contextos em presença e discutindo a sua qualidade sobretudo ao nível da pertinência, coerência e exequibilidade.
2. Analisar as situações de intervenção na sua complexidade, identificando fatores que as afetam, úteis à compreensão dos resultados obtidos e sua evolução e à tomada de decisão sobre as ações a empreender em futuro próximo.
3. Explorar as potencialidades da criação de dispositivos de regulação dos projetos em curso.
4. Debater temáticas educativas e formativas de forma fundamentada, ponderando a relação que as situações práticas guardam com as questões teóricas.
5. Estruturar a produção de conhecimento científico a partir da análise e intervenção em situações educativas e formativas.
1. Lógicas e desafios na construção de projetos
2. Elementos estruturais e estruturantes das situações educativas
3. Dispositivos da regulação de projetos
4. Formas e potencialidades da reflexão na ação e sobre a ação
5. Procedimentos de recolha rigorosa e contextualizada de dados
A abordagem dos conteúdos far-se-á sobretudo por referência aos trabalhos e às situações práticas que estarão a ser vivenciadas pelos estudantes. Assim, prevê-se a realização de seminários temáticos, privilegiando as preocupações e focos de incidência dos projetos em desenvolvimento, bem como a produção de esquemas, planificações e materiais, entre outros, úteis à intervenção e investigação em curso.
Barbier, J. M. (1992). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora.
Elliott, J. (1990). La investigación-acción en educación. Madrid: Morata.
Goetz, J. P. & LeCompte, M. D. (1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Morata.
Gonçalves, F. R. (2006). A auto-observação e análise da relação educativa. Porto: Porto Editora.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto: Porto Editora.
Stenhouse, L. (1987). La Investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata.
0201459
6