1. Reconhecer a importância do ensino das ciências na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
2. Reconhecer o papel do conhecimento científico na promoção para o desenvolvimento sustentável.
3. Criticar, fundamentadamente, orientações curriculares, metodologias, experiências de aprendizagem e recursos didáticos relacionados com a área.
4. Planificar, executar e avaliar experiências de aprendizagem de acordo com as perspetivas atuais emanadas da investigação em didática.
5. Problematizar situações relacionadas com a área.
6. Usar uma linguagem adequada ao ensino das ciências.
7. Analisar/identificar recursos didáticos para o ensino da área.
1. Introdução à Didática do Estudo do Meio: O Estudo do Meio como eixo de uma abordagem interdisciplinar e da integração de saberes;
2. Perspetivas atuais para o Estudo do Meio: O carácter interdisciplinar e integrador do Estudo do Meio como promotor do desenvolvimento de competências que integram o saber, o saber-fazer e o saber-ser; Leitura crítica e fundamentada dos programas curriculares;
3. Elaboração, desenvolvimento e regulação de projetos educacionais em Estudo do Meio: Programação de experiências de aprendizagem/atividades e elaboração de materiais didáticos; Avaliação de processos e produtos;
4. Algumas estratégias e metodologias promotoras da (re)construção do conhecimento: A importância do jogo e de outras atividades de natureza prática e experimental;
5. Comunicação e Estudo do Meio: O papel e a natureza da linguagem no contexto do Estudo do Meio;
6.Meios e recursos para o ensino aprendizagem do Estudo do Meio.
Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares vigentes; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da disciplina; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de atividades; análise e crítica de recursos didáticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio.
Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e ensino das Ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Cardoso, C. (1988). Em direcção à História através do meio: um trajecto indispensável no Ensino Básico. O Professor (104), 19-24.
Charpak, G. (Dir) (1988). Crianças, investigadores e cidadãos. Lisboa: Instituto Piaget.
Egan, K. (1994). O uso da narrativa como técnica de ensino. Lisboa: Publicações D. Quixote.
Harlen, W. (1994). Enseñanza y aprendizage de las ciencias. Madrid: Ediciones Morata.
Márquez, A. (2008). El uso de maquetas en el proceso de enseñanza aprendizaje del sistema nervioso. Alambique, 58, 67-76.
Martins, I. & Veiga, M. (1999). Uma análise do currículo da escolaridade básica na perspectiva da Educação em ciência. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Mattoso, J. (1999). A função social da História no mundo de hoje. Lisboa: Associação de Professores de história.
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