Economia do Turismo

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Objetivos

1) Conhecer os principais modelos teóricos utilizados pelos economistas para avaliar e descrever o funcionamento da atividade turística;
2) Saber enquadrar e interpretar problemas específicos relacionados com o turismo, numa perspetiva económica, incluindo os resultados de estudos empíricos;
3) Resolver problemas, recorrendo à formalização matemática, com base nos modelos teóricos estudados.

Programa

1. Definições e conceitos fundamentais;
2. Procura turística;
3. Oferta turística;
4. Políticas de preços dos serviços turísticos;
5. Atividades ligadas ao turismo: transportes, alojamento e restauração, agentes de viagens e operadores turísticos;
6. Aspetos macroeconómicos do turismo e dos destinos turísticos;
7. As políticas públicas no turismo.

Métodos de ensino

O formato de lecionação é composto por aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas. Cada capítulo inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos onde o docente ouve durante alguns minutos a opinião dos mesmos e tenta conduzi-los, se tal se mostrar necessário, para um raciocínio próximo daquilo que será então lecionado na aula teórica. Nas aulas teóricas, que se seguem após esta breve auscultação, o docente expõe então a teoria económica referente a cada capítulo. As aulas teórico-práticas destinam-se a comentar textos e afirmações, nomeadamente as veiculadas pela imprensa, ou provenientes de artigos científicos, ao abrigo dos modelos apresentados nas aulas teóricas.

Bibliografia

Cooper, C., Fletcher, J., Gilbert D., & Wanhill, S. (2008). Tourism: Principles and Practice. Pearson.

Cunha, L. (2006). Economia e Política do Turismo. Verbo.

Reece, W. S. (2010). The Economics of Tourism. Prentice Hall.

Stabler, M. J., Papatheodorou, A., & Sinclair, M. T. (2010). The Economics of Tourism. Routledge.

Vanhove, N. (2005). The Economics of Tourism Destinations. Elsevier.

Artigos a distribuir pelo docente.

Código

0103126

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 50%
  • 2.ª Frequência: 50%