Recursos Turísticos Locais e Regionais

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Objetivos

  1. Conhecer e problematizar, em traços muito gerais, a história do turismo mundial, nacional e regional;
  2. Refletir e potencializar as bases teóricas do conceito “recurso turístico”;
  3. Compreender o recurso turístico enquanto base fundamental de projetos de desenvolvimento, locais e regionais;
  4. Identificar e discutir as diferentes classificações criadas em torno do conceito;
  5. Refletir e aplicar conhecimentos sobre a elaboração de inventários de recursos turísticos;
  6. Identificar e conhecer recursos turísticos à escala regional, com ênfase nos de índole histórica e patrimonial;
  7. Concretizar trabalhos de pesquisa para um inventário de recursos turísticos culturais, patrimoniais e históricos da Região Autónoma dos Açores (Portugal).

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de ensino

Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentação oral do trabalho final e debates na aula). A exposição da docente focará sobretudo as questões teóricas e a apresentação das linhas gerais de cada tópico do programa. Os estudantes lerão e também debaterão, nas aulas, textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstrem a aprendizagem de conceitos e problemáticas relativas aos recursos turísticos locais e regionais. Deste modo, os próprios estudantes participarão no ensino dos seus pares de um modo que se acredita promover a articulação entre ensino e aprendizagem.

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Código

0103125

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Frequência online, com consulta, no quadro de aula síncrona, com recurso ao ZOOM e à atividade “Teste” do Moodle: 40%
  • Participação e Trabalhos práticos das aulas (testes tipo Quiz, com V & F ou perguntas de escolha múltipla, usando a atividade “Teste” do Moodle; ou análise/síntese de ideias de um texto de referência, a partir da atividade “Trabalho” do Moodle): 20%
  • Trabalho prático de inventário de Recursos Turísticos da RAA (individual ou em pares), tendo por base recursos do RCAAP e da B-On, discutido e apresentado no âmbito de uma aula síncrona: 40%