Introdução ao Estudo da Cultura

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Objetivos

1. Fornecer definições tão claras quanto possível das várias aceções do conceito de "cultura" e das principais "filiações" de que tem vindo a ser alvo ao longo do último par de séculos;

2. Apresentar a cultura do Mundo Ocidental quer por uma perspetiva de unidade e continuidade, quer por um conjunto de perspetivas circunscritas aos principais períodos histórico-culturais em que se subdivide;

3. Familiarizar os alunos quer com as reflexões de grande peso que têm orbitado os conceitos de "cultura" a partir do século XIX, quer com as confrontações entre teoria e prática que têm originado e animado essas mesmas reflexões. As competências que os alunos têm de adquirir são: a capacidade para distinguir as diferentes aceções do termo "cultura" e para as correlacionar com as grandes teorizações que as hão formulado; a capacidade para identificar a cultura ("Kultur") do presente e a correlacionar com a dos grandes períodos histórico-culturais do passado.

Programa

O programa subdivide-se em três grandes núcleos. O núcleo (1) tem por título "Definições", e sintetiza as diversas vias (teóricas e textuais) por que as várias aceções do termo "cultura" são apresentadas e explicitadas aos alunos, bem como historicamente contextualizadas e correlacionadas com os dois entendimentos de "cultura" que hoje prevalecem (o entendimento humanista e o entendimento antropológico-sociológico). O núcleo (2) tem por título "Percursos Históricos", e subdivide-se nas várias alíneas que sintetizam os "rumos" e as "abordagens" por via das quais se pretende familiarizar os alunos com o grande pano de fundo histórico-cultural do Mundo Ocidental. O núcleo (3) tem por título "Teorizações", e enumera os três textos ("Cultura e Anarquia", "Sobre a Educação Estética do Ser Humano" e "Acerca do Futuro das Nossas Instituições de Cultura") cujo estudo se tornou seminal para o conhecimento do fundamento teórico do entendimento de cultura que faz esta devir sinónimo de "Bildung".

Métodos de ensino

O núcleo programático (1) é lecionado via de exposição oral dos conhecimentos do professor, do recurso a diagramas que clarificam as formas de "construir" o conceito de "cultura" e da análise de textos que elucidam as diversas aceções do termo "cultura". O núcleo programático (2) é lecionado via de exposição oral dos conhecimentos do professor, do recurso a mapas e diagramas que "sensorializam" as "fronteiras" que a periodização histórico-cultural do Ocidente estabelece e da leitura e análise de textos que identificam as "variantes" histórico-culturais do próprio Ocidente. O núcleo programático (3) é lecionado via da leitura, análise e explicitação dos principais passos dos textos que constituem o seu "corpus".

Bibliografia

ARNOLD, Matthew. Culture and Anarchy. In: —. The Complete Prose Works. Ed. R."H. Super, Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1992, vol. 5, pp. 85–229.

GUARDINI, Romano. O Fim da Idade Moderna – Em Procura de uma Orientação (Das Ende der Neuzeit – Ein Versuch zur Orientierung) Trad. M."S. Lourenço, Lisboa, Edições 70, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. Über die Zukunft Unserer Bildungsanstalten. In: —. Werke. Ed. Giorgio Colli & Mazzino Montinari, Berlin, de Gruyter, 1988, vol. 1, pp. 641–752.

SCHILLER, Friedrich. Sobre a Educação Estética do Ser Humano numa Série de Cartas (Über die Ästhetische Erziehung des Menschen, in einer Reihe von Briefen). Trad. Teresa Rodrigues Cadete, Lisboa, Imprensa Nacional–Casa da Moeda, 1994.

SILVA, E."J. Moreira da. Notas Para a Redefinição e Recuperação do Conceito de Cultura.Ponta Delgada, Edição do Autor, 2010.

STOREY, John. Cultural Theory and Popular Culture: An Introduction 5. ed., Harlow, Pearson, 2009.

Código

0103120

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 50%
  • 2ª Frequência: 50%