Bioestatística

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Objetivos

Objetivos conceptuais (OC)

1. Enquadrar a Estatística na Sociedade e na Ciência

2. Dominar os fundamentos da Estatística Descritiva

3. Reconhecer a importância da Teoria das Probabilidades

4. Dominar o conceito de Variável Aleatória

5. Compreender os fundamentos da teoria da amostragem e do desenho experimental

6. Compreender a mecânica dos Testes de Hipóteses

7. Distinguir Testes Paramétricos e Não Paramétricos

8. Distinguir os conceitos de Correlação e de Regressão

9. Reconhecer a inferência Bayesiana

Competências

Gerais (CG)

1. Trabalhar em equipa

2. Consultar bibliografia e elaborar sínteses

3. Comunicar informação científica

4. Redigir um relatório científico

Específicas (CE)

1. Desenvolver o raciocínio estatístico

2. Aplicar técnicas de Estatística Descritiva

3. Simular variáveis aleatórias

4. Aplicar distribuições amostrais

5. Estimar intervalos de confiança

6. Aplicar testes de hipóteses

7. Usar aplicações informáticas em Estatística

Programa

1. (Bio)Estatística

História, sociedade e ciência

2. Estatística Descritiva

Tipos de dados

Tabelas e gráficos

Medidas de tendência central e de dispersão

3. Probabilidade

Axiomas

Teorema de Bayes

4. Variáveis aleatórias (VA)

VA discretas

VA contínuas

5. Teoria da Amostragem

Fundamentos

Tipos de amostragem

Lei dos grandes números

Teorema do limite central

Distribuições amostrais

6. Desenho Experimental

Estudos de campo

Experiências manipulativas e naturais

Replicação e independência

Tipos de desenho experimental

7. Estimação por intervalo

Intervalos de confiança e de credibilidade

8. Testes de hipóteses

Hipótese nula e alternativa

Erros do tipo I e II

Potência do teste

Testes unilaterais e bilaterais

Análise de variância

9. Testes não paramétricos

Testes de ajustamento

Tabelas de contingência

Outros testes

10. Correlação e Regressão

Correlação paramétrica e não paramétrica

Regressão linear simples e múltipla

11. Modelos bayesianos

Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas. Palestras para apresentação dos conceitos, exploração de exemplos, e realização de exercícios. Avaliação: Tarefa I (individual) – Importância da Estatística (texto com duas páginas A4); Tarefa II (grupos de 3 alunos) – Variáveis aleatórias (texto com duas páginas A4 e apresentação de diapositivos para 10 minutos); frequência teórica (exercícios). Aulas práticas. Utilização de ferramentas informáticas em estatística descritiva e em inferência estatística: folha de cálculo e aplicações estatísticas (SPSS e WinBUGS). São fornecidos ficheiros tutoriais com os procedimentos a efetuar, e ficheiros de dados com os resultados esperados. Os alunos (grupos de 3) elaboram um relatório científico para desenvolver e aferir várias competências (CG1-4). São resolvidos exercícios relativos aos vários conteúdos lecionados, o que se avalia através da realização de uma frequência prática no computador.

Bibliografia

Gouveia de Oliveira, A. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações - Uma nova abordagem sem equações matemáticas. Lisboa: Lidel.

Gotelli, N. J. & A. M. Ellison (2004). A primer of Ecological Statistics. Sinauer Associates, Inc., Sunderland, 510 pp.

Maroco, J. (2010). Análise estatística com a utilização do SPSS. 3ª Edição. Edições Sílabo, Lisboa, 822 pp.

McCarthy, M. A. (2007). Bayesian Methods for Ecology. Cambridge University press, Cambridge, 296 pp.

Pestana, D. D. e Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística, 4ª edição. Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1164 pp.

Stigler, S. M. (1986). The history of statistics. The measurment of uncertainty before 1900. Belknap Press, Harvard University Press, Cambridge, 410 pp.

Zar, J. H. (1996). Biostatistical analysis. Prentice-Hall International, Upper Saddle River, 662 pp.

Código

0105933

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 15%
  • Frequência: 40%
  • Trabalho de investigação: 20%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 25%