Recursos Marinhos

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Objetivos

Para além da aprendizagem dos conteúdos previstos, os estudantes deverão desenvolver pensamento crítico e ser capazes de integrar e comunicar conhecimentos. Definiram-se 4 resultados de aprendizagem gerais que são transversais aos conteúdos e que se irão atingindo ao longo do semestre letivo:

1. Dominar terminologias e conceitos de base relacionados com temática da unidade curricular;

2. Identificar os principais recursos marinhos, focando quais os mais explorados atualmente nos Açores, com que fim e qual a situação dos stocks;

3. Identificar as principais artes usadas na exploração e fazer a análise crítica da legislação existente relativamente a épocas de exploração e artes usadas;

4. Dominar técnicas de rotina utilizadas na gestão sustentada dos recursos marinhos.

Programa

1. Terminologias e conceitos de base:

Recurso Marinho, Exploração. Tipos e finalidade de exploração (consumo, isco, indústria, outra). Conceitos de sustentabilidade, rendimento máximo sustentável stock, standing crop, nerítico e oceânico, pelágico, bentónico, demersal.

2. Recursos Marinhos e respetiva exploração

Principais recursos

Principais artes e técnicas usadas na exploração de recursos marinhos

Algumas explorações, épocas de exploração e situação atual dos stocks

3. Gestão de recursos marinhos

Gestão de recursos e equilíbrio sustentável

Técnicas de gestão

Importância de estudos de biologia de espécies e ecologia dos sistemas para uma gestão sustentada dos recursos.

Métodos de ensino

A metodologia de ensino prevê a realização de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas incluem uma componente expositiva e outra interativa. Os discentes são incentivados a ler e discutir artigos de especialidade e a participar em fóruns temáticos envolvendo recolha bibliográfica, análise, discussão e síntese de informação. As aulas teórico-práticas pretendem garantir o conhecimento e contato com artes de pesca e técnicas de gestão específicas na área. A consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes será conseguida através da realização de um trabalho de pesquisa sobre a exploração de um dado recurso, a definir no início do ano letivo. Os discentes serão guiados nas suas pesquisas, triagem, tratamento e análise da informação e chamados a elaborar um relatório científico.

Bibliografia

Abeynayake M, 2009. The law of the sea relating to marine resources in the territorial sea:... VDM Verlag. 96 pp.

Clover C., 2008. The end of the line: how overfishing is changing the world and what we eat. Univ California Press. 386 pp.

Ebbin SA, Hoel AH & Sydnes A (Eds), 2005. A sea change: the EEZ and governance institutions for living marine resources. Springer. 223pp.

Greenberg P, 2011. Four Fish: The Future of the Last Wild Food. Penguin Publ. 304 pp.

Hilborn R & Hilborn U, 2012. Overfishing: What Everyone Needs to Know. Oxford Univ Press, USA. 168 pp.

Levinton JS 1995. Marine biology-Function, biodiversity, ecology. Oxford Univ Press. xii+420pp.

Maes F (Ed.), 2005. Marine resource damage assessment: liability and compensation for environmental damage. Springer. 284 pp.

Código

0101552

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação de um trabalho sobre um recurso marinho: 30%
  • Frequência: 70%