A disciplina tem como objetivo geral de aprendizagem o conhecimento da estrutura histológica dos principais órgãos do corpo humano, numa perspetiva integrada histofisiológica e morfofuncional.
Objetivos:
1. Identificar a localização anatómica do órgão em estudo;
2. Conhecer os aspetos básicos e fundamentais da organogénese;
3. Conhecer a composição celular e histológica, bem como a estrutura topográfica, do(s) órgão(s) em estudo;
4. Identificar e caracterizar os diferentes padrões de distribuição topográfica das células, tecidos e estruturas nos órgãos;
5. Compreender o papel de cada tipo celular no funcionamento de cada órgão;
6. relacionar a estrutura dos tecidos com a sua função;
7. Compreender a relação de interdependência, numa perspetiva histofisiológica, entre os vários tecidos que ocorrem no(s) órgão(s);
8. Reconhecer a importância dos conhecimentos de Organografia Microscópica Humana para os domínios das ciências biomédicas e médicas.
Para cada sistema é analisada a histologia e histofisiologia dos diferentes órgãos, e discutida a diversidade estrutural e funcional das células.
1. Cardiocirculatório: coração, vasos sanguíneos e vasos linfáticos
2. Linfático e imunitário: tecido linfático difuso, formações anexas às mucosas e órgãos linfáticos
3. Endócrino: hipófise, epífise, tiróide, paratiróides, supra-renal e pâncreas
4. Tegumentar: epiderme e derme; estruturas sensoriais; anexos cutâneos
5. Digestivo: cavidade oral, esófago, tracto gastrointestinal e glândulas anexas
6. Respiratório: fossas nasais, nasofaringe, laringe, epiglote, traqueia e árvore brônquica
7. Urinário: rim e das vias excretoras urinárias
8. Reprodutor masculino: testículo e formações tubulares associadas, glândulas acessórias e pénis
9. Reprodutor feminino: ovário, trompas uterinas, útero, vagina, placenta e glândula mamária
10. Fotorrecetor: olho, pálpebras, glândula lacrimal e vias lacrimais
11. Auditivo: ouvidos externo, médio e interno
Nas aulas teóricas, de natureza predominantemente expositiva, os vários temas programáticos são explorados no domínio conceptual, embora sempre com materialização dos conceitos através de imagens de microscopia ótica e eletrónica, enquanto nas aulas práticas, as quais decorrem em ambiente de laboratório, é privilegiado o contacto do estudante com os materiais e meios de ensino (lâminas histológicas e microscópios) e a interação com o docente.
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