Inglês II

« Voltar

Objetivos

Ao nível intermédio-baixo de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês II deve:

Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões, tendo competência para formular e trocar informação sobre situações quotidianas. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo.

Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas.

Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.

Programa

Ao nível intermédio-baixo de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês II deve: Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões, tendo competência para formular e trocar informação sobre situações quotidianas. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo. Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas. Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.

Métodos de ensino

Seguindo metodologias do ensino de línguas estrangeiras, as aulas contam com uma apresentação dos aspetos linguísticos pela professora e a prática dos mesmos pelos/as estudantes num contexto controlado, culminando na prática livre entre os/as estudantes. Para reduzir a interferência da língua materna, atenção é dada à análise contrastiva e de erros mais comuns entre os falantes de português. As sessões incluem explanação dos aspetos gramaticais, prática de exercícios variados (completar, coordenar, substituir, reorganizar), e atividades feitas em pares ou grupos (diálogos, improvisações, sketches, atuações, jogos, discussões, debates, entrevistas e apresentações). Os/as estudantes devem participar ativamente nas aulas; os alunos/as sem o estatuto de trabalhador-estudante têm de assistir a pelo menos 75% das aulas. A nota final é baseada na participação nas aulas e no resultado de duas frequências ou nos exames escrito e oral realizados na Época de Exames.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

EASTWOOD, J. (2003). Oxford Practice Grammar, Oxford UP.

KAY, S. & JONES, V. (2000). Inside Out, New York: MacMillan Publishers.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AZAR, B. (1990). Understanding and Using English Grammar, New Jersey: Prentice Hall.

BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way, Harper Collins.

COIMBRA, O. & COIMBRA, I. (2000). Gramática Activa 1 & 2, Lisboa: Lidel.

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), Lisboa: Verbo.

LEECH, G. & SVARTVIK, J. (1996). A Communicative Grammar of English, Longman.

LongmanDictionary of Contemporary English (1995). Essex: Longman.

NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises, Cambridge UP.

SWAN, M. (1995) Practical English Usage, Oxford UP.

SIMAS, R. English and Portuguese: 2 World Languages (level 4 of six levels of lessons).

WEINER, E. & DELAHUNTY, A. (1994). The Oxford Guide to English Usage, Oxford UP.

Código

0103134

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 50%
  • 2.ª Frequência: 50%