Introdução à Gestão

« Voltar

Objetivos

1) Definir o papel do gestor, das organizações e os seus objetivos;
2) Conhecer a evolução histórica do pensamento e da prática da gestão;
3) Compreender a conjugação do planeamento, estratégia e estrutura da empresa;
4) Compreender as principais funções de gestão;
5) Desenvolver um projeto empresarial.

Programa

1. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES. PRINCIPAIS CONCEITOS

1.1. Definição de organização
1.2. Macroestrutura das Organizações
1.3. Conceitos de eficiência e eficácia
1.4. Papel do Gestor

2. BREVE VISÃO HISTÓRICA DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

2.1. Abordagens clássicas:
2.2. T. Administração científica
2.3. T. Escola anatómico-descritiva
2.4. T. Burocracia
2.5. Abordagens comportamentalistas
2.6. T. Relações Humanas
2.7. T. Comportamental da Administração
2.8. Modelos de desenvolvimento organizacional
2.9. Abordagens pragmáticas
2.10. T. Neoclássicas
2.11. Administração por objetivos
2.12. Abordagem sistémica
2.13. T. dos sistemas
2.14. Abordagem contingencial
2.15. Novas abordagens

3. SISTEMAS: INDIVIDUAL, DE GRUPO, ORGANIZACIONAL

3.1. Motivação
3.2. Comunicação
3.3. Liderança
3.4. Negociação
3.5. Responsabilidade social

4. PROCESSO DE PLANEAMENTO, ESTRATÉGIA E DECISÃO

4.1. Níveis e razão de ser do planeamento
4.2. Abordagem contingencial e níveis de incerteza
4.3. Gestão e planeamento estratégico
4.5. Processo de planeamento estratégico e dimensão humana

5. ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES

5.1. Modelos de seleção

Métodos de ensino

Numa primeira fase o docente expõe ideias principais dos temas abordados abrindo assim caminho para o dialogo com os alunos onde se explora os vários temas bem como as experiências pessoais da turma com relevância para os temas abordados.

O docente faz uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em PowerPoint e vídeos.

De modo a desenvolver capacidades de análise critica, identificação e resolução de problemas o docente irá servir-se de estudo de casos, role-play e simulação. A consolidação dos temas abordados nesta cadeira é potenciada numa fase final com o projeto da cadeira desenvolvido pelos alunos em grupo.

Bibliografia

Kreitner, R. (2009) Management, Houghton Mifflin Company, 11th Edition

Teixeira, Sebastião (2010) Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª Edição.

Freire, Adriano (2008) Estratégia, Sucesso em Portugal, Verbo, 12 Edição

Chiavenato,I. (2011) Introdução à Teoria Geral da Administração, Elsevier, 8ª Edição

Código

0103133

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 70%
  • Trabalho: 30%