Oficina de Relações Públicas II

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Objetivos

Esta disciplina tem como objetivos:

1. Promover e desenvolver a prática da atividade de Relações Públicas na Organização e Gestão de Eventos.

2. Adquirir competências que permitam ao aluno planificar e definir as melhores estratégias para a execução de um evento.

3. Incentivar a capacidade de organizar e realizar conferências de imprensa.

4. Reconhecer as práticas de protocolo, etiqueta, cortesia e civismo, como condição para uma participação socialmente ativa.

Programa

1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS

As Relações Públicas na Organização de Eventos

1.1. Classificação de eventos

1.2. Tipologia

1.3. As Fases do Evento

1.4. Planeamento/Planificação de eventos

1.4.1. O Pré-Evento

1.4.1.1. Definição de Objetivos

1.4.1.2. Destinatários/Públicos-Alvo

1.4.1.3. Meios/recursos

1.4.1.4. Programa

1.4.1.5. Convites

1.4.1.6. Gestão e negociação de patrocínios.

1.4.1.7. Logística

1.4.1.8. Divulgação

1.4.1.9. Orçamento

1.4.2. O Evento – Planeamento no local

1.4.3. Pós-Evento – Avaliação

1.5. Estudos de caso

2. A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

2.1. Objetivo

2.2. Formato

2.3. Convite

2.4. Organização

2.5. O dossier de imprensa

2.6. Receção

2.7. Avaliação

2.8. Simulações

3. PROTOCOLO

3.1. Noções de cerimonial e protocolo.

3.2. Apresentações, cumprimentos e tratamentos honoríficos

3.3. Fórmulas de cortesia

3.4. Protocolo à mesa

3.5. Convites

3.6. Trajes/Vestuário

3.7. Precedências

4.1. Civilidade no escritório

Métodos de ensino

Os conteúdos da unidade curricular serão expostos com base em apresentações de PowerPoint, vídeos e visitas de estudo. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso e exercícios e simulações. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.

Bibliografia

AMARAL, Isabel (2008). Imagem e sucesso – Guia de Protocolo para empresas. 8ª Edição. Lisboa. Verbo

ANDRADE, Elisabete Vieira Canha de. (1997). Gestos de Cortesia, Etiqueta e Protocolo. Lisboa: Texto Editora.

BARROCA, Helena Ondina. (1999). Protocolo Social…Protocolo Profissional…Uma Questão de Civilidade…. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

CESCA, Cleuza G. Gimenes. (1997). Organização de Eventos. São Paulo: Ed. Summus.

CUNHA, H. Mendonça e. (1989). Regras do Cerimonial Português. Venda Nova: Livraria Bertrand.

DESCHEPPER, Jacques. (1992). Saber comunicar com os Jornalistas. Mem Martins: Ed. Edições CETOP.

GIACAGLIA. Maria Cecília. (2003). Organização de Eventos. Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

GIÃO, Ana São. (s.d.). Etiqueta e Boas Maneiras. Lisboa: Edições 70.

LINS, Augusto Estellita. (1991). Etiqueta, protocolo e cerimonial. Brasília: Linha Gráfica Editora.

Código

0103132

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Participação e intervenção nas aulas: 10%
  • Trabalho escrito realizado com 2 ou 3 elementos com apresentação oral obrigatória a todos os elementos do grupo: 40%