A unidade curricular de Laboratório II tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um espaço de investigação, aplicação e reflexão que, sob orientação do docente, permita concretizar a pesquisa de um projeto de investigação elaborado na disciplina de Laboratório I. Para tal, estão definidos como objetivos específicos os seguintes:
1. Auxiliar os alunos na identificação dos procedimentos mais adequados de planificação que facilitem a exequibilidade e a gestão dos projetos de investigação;
2. Desenvolver nos alunos competências teóricas e práticas de recolha, tratamento e análise de dados quantitativos e qualitativos;
3. Promover um espaço de discussão em que os conhecimentos teórico-metodológicos dos alunos e a sua capacidade crítica sejam desenvolvidos;
4. Auxiliar os alunos no desenvolvimento de um trabalho de investigação sociológico que mobilize os conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares do curso de licenciatura em Sociologia.
1. Teorias, correntes e problematização sociológica. A seleção da metodologia e a sua relação com as correntes sociológicas
2. Os instrumentos de recolha de dados: adequação à metodologia, construção e afinação
3. A seleção da amostra e o processo de amostragem
4. O trabalho de campo: a ética de investigação e procedimentos para a recolha de dados
5. O tratamento e a análise dos dados
6. A interpretação dos resultados
7. A redação e apresentação de um trabalho de investigação sociológica
8. Orientação de um trabalho prático
Nesta disciplina, o ensino passa pela exposição pelo professor de conteúdos e pelo acompanhamento da realização do trabalho prático dos alunos.
Bardin, Laurence (1977), Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Ghiglione, Rodolphe e Matalon, Benjamin (2000), O inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta.
Moreira, Carlos (2007), Teorias e práticas de investigação. Lisboa: ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa.
Pinto, R. (2009). Introdução à Análise de Dados com recurso ao SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
Poirier, Jean, Clapier-Calladon, Simone e Raybaut, Paul (1999), Histórias de vida. Teoria e Prática. Oeiras: Celta ed..
Sampieri, Roberto Hernandez, Collado, Carlos Fernandez e Lucio, Pilar Baptista (2006), Metodologia de pesquisa. São Paulo: Mc Graw-Hill.
Silva, Augusto Santos e Pinto, José Madureira (Org.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
Vicente, Paula, Reis, Elizabeth e Ferrão, Fátima (1996), Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade. Lisboa: Ed. Sílabo.
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