1) Compreender as principais forças político-económicas conducentes ao processo de criação, aprofundamento e alargamento da União Europeia, desde os seus primórdios aos dias de hoje;
2) Compreender as principais instituições (e respetivos poderes, modo de funcionamento e importância) e tratados da União Europeia e seus significados, bem como dominar os princípios e trade-offs inerentes às principais regras e sistemas de decisão da União Europeia;
3) Compreender o racional e o alcance das principais políticas microeconómicas da União Europeia;
4) Compreender o racional e o alcance das principais políticas macroeconómicas da União Europeia;
5) Compreender a importância de os países participarem na moeda única (teoria das zonas monetárias ótimas, pacto de estabilidade e crescimento) em termos de estabilidade e crescimento económico e soberania económica;
6) Compreender os principais desafios económicos enfrentados pela União Europeia na economia atual e global.
1. História, Factos e Instituições
1.1 História
1.2 Factos, leis, instituições e orçamento
1.3 Processo de decisão
2. A Microeconomia da Integração Europeia
2.1 Ferramentas essenciais de microeconomia e análise de tarifas
2.2 Economia da liberalização preferencial
2.3 Dimensão do mercado e efeitos escala
2.4 Efeitos de crescimento e integração dos mercados de fatores
2.5 Integração económica, mercados de trabalho e migração
3. Políticas Microeconómicas na UE
3.1 A Política Agrícola Comum
3.2 Efeitos de localização, geográfica económica, e política regional
3.3 Competição e política de auxílio estatal
3.4 Política de comércio internacional da UE
4. A Macroeconomia da Integração Monetária
4.1 Ferramentas essenciais da macroeconomia
4.2 A história da integração monetária europeia
4.3 Zonas monetárias ótimas
5. Política Monetária e Política Fiscal na UE
5.1 União Monetária na UE
5.2 Política fiscal e o Pacto de Estabilidade
5.3 Mercados financeiros e o Euro
5.4 A crise na Zona Euro
Sendo uma disciplina de natureza teórica as aulas teóricas são de natureza expositiva com os materiais de apoio, sinopses, disponibilizados na plataforma Moodle antes da aula. A participação dos alunos na discussão de temas é promovida através de curtas apresentações de 15 minutos seguida de um período de discussão aberta. Os alunos são incentivados a utilizar as plataformas do site Europa, do Eurostat e do Parlamento Europeu na elaboração das suas apresentações.
Bibliografia Principal
Bibliografia Adicional
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