Conhecimentos:
No final da disciplina os alunos devem ter um conhecimento aprofundado da história e do processo de integração europeia nas suas sucessivas fases. Ter um conhecimento da teoria e das técnicas de análise do processo de integração económica que lhes permita identificar os efeitos do processo de integração no bem estar dos cidadãos e das empresas. Conhecer a fase actual do processo de integração e de formação da união económica e monetária.
Capacidades transversais:
Ser capaz de recolher informação e apresentar de forma concisa um pequeno memorando sobre temas concretos da União Europeia.
1. As Comunidades europeias: história, factos e instituições
2. Integração Económica e Constituição Económica da União Europeia
3. Teoria da Integração económica
4.Políticas Comunitárias
5. História monetária da Europa
6. Teoria das áreas monetárias óptimas
7. União Económica e Monetária
8. Euro e mercados financeiros
9. Política fiscal e pacto de estabilidade
10. Federalismo e o Tratado de Lisboa
Sendo uma disciplina de natureza teórica as aulas teóricas são de natureza expositiva com os materiais de apoio, sinopses, disponibilizados na plataforma Moodle antes da aula. A participação dos alunos na discussão de temas é promovida através de curtas apresentações de 15 minutos seguida de um período de discussão aberta. Os alunos são incentivados a utilizar as plataformas do site Europa, do Eurostat e do Parlamento Europeu na elaboração das suas apresentações.
Baldwin, Richard e Charles Wyplosz.Economics of European Integration, Edição da McGraw-Hill, 2009.
Pelkmans, Jacques. European Integration: Methods and analysis, 3rd Edition Prentice Hall,2006. Steiner, George. A ideia de Europa, Gradiva 2006.
Martins, Guilherme. O novo Tratado Reformador Europeu: Tratado de Lisboa, Gradiva 2008
0103131
6