Temas da Sociedade Contemporânea

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Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma grelha teórica para pensar as sociedades contemporâneas e os seus problemas e, através da análise de um caso preciso – a União Europeia e a situação de crise política, económica e social –, desenvolver a sua capacidade crítica e o seu espírito de cidadania.

1. Competências genéricas:

1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.

2. Capacidade de análise e de síntese.

3. Capacidade de lidar com informação complexa e contraditória.

4. Capacidade de conceptualização e de problematização.

2. Competências específicas:

1. Conhecimento genérico sobre questões centrais do mundo contemporâneo como a globalização, os riscos globais e a cidadania.

2. Capacidade de pensar e discutir fundamentadamente problemas urgentes das sociedades europeias contemporâneas a partir de uma perspetiva analítica e interdisciplinar.

3. Conhecimento de conceitos, teorias e problemas que estão no centro dos debates nas ciências sociais.

Programa

1. Introdução ao Estudo de Temas da Sociedade Contemporânea
1.1. Estudo e metodologia do estudo
1.2. Teorias e conceitos
2. Mudança Histórica e Evolução Social
2.1. Modalidades de tradição histórica
2.2. Revolução e transformação social
2.3. Os movimentos sociais
2.4. Modernidade e dimensões sociais
2.5. Globalização e mundialização
3. Ideologias e Sociedade Moderna
3.1. Ideologias e manifestações ideológicas
3.2. Funções e tipologias das ideologias
3.3. Liberalismo, capitalismo e socialismo
3.4. A irrupção social das ideologias
4. Classes Sociais e Estratificação
4.1. Sistemas de estratificação social
4.2. Industrialização e classes sociais
4.3. Classes sociais e desigualdades sociais
4.4. Estruturas de classe e mobilidade social
4.5. Classes sociais, práticas e ação coletiva

Métodos de ensino

1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).

2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas, sublinhando a contribuição de alguns cientistas sociais para os debates e o modo como o vocabulário analisado é usado pelos atores sociais e pela comunicação social.

3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a correta operacionalização dos conceitos. Deste modo, os próprios estudantes serão chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.

Bibliografia

Almeida, João Ferreira (1995). Introdução à Sociologia. Universidade Aberta: Lisboa.

Bourdieu, Pierre (2001). Contrafogos 2. Por um movimento social europeu. Celta Ed.: Oeiras.

Clanchy, John; Ballard, Brigid (1997). Como escrever ensaios. Um guia para estudantes. Temas e Debates: Lisboa.

Costa, António Firmino da (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Ed. Mundos Sociais: Lisboa.

Estanque, Elísio (2012). A Classe Média: Ascensão e Declínio. Fundação Francisco Manuel dos Santos: Lisboa.

Giddens, Anthony (1996). As Consequências da Modernidade. Celta Ed.: Oeiras.

Nunes, Adérito Sedas (1993). História dos Factos e das Doutrinas Sociais. Da formação capitalista ao marxismo. Ed. Presença: Lisboa

Nunes, A. Sedas (1969). Sociologia e Ideologia do Desenvolvimento. Moraes Ed.: Lisboa.

Rocher, Guy (1989). Sociologia Geral. Mudança Social e Acção Histórica. Ed. Presença: Lisboa.

Sztompka, Piotr (1995). Sociología del Cambio Social. Alianza Ed.: Madrid.

Código

0102031

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Relatório Analítico em grupo: 50%
  • Relatório de Leituras individual: 50%