Inglês III

« Voltar

Objetivos

Inglês III (914) desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (nível B1/B2 do QECR).

Os alunos que concluem com êxito Inglês III conseguem:

1. falar com clareza, podendo ocorrer algumas interferências da língua materna. São capazes de expressar opiniões, fazer relatos e participar em conversas relacionadas com relações públicas e comunicação;

2. escrever textos argumentativos, bem como textos descritivos, informativos e persuasivos;

3. compreender textos escritos relacionados com comunicação e relações públicas, extraindo e aferindo informação;

4. compreender discursos claros e articulados e acompanhar argumentos. São também capazes de compreender a maioria dos materiais em formato áudio ou vídeo em inglês padrão.

Programa

Prática da compreensão e produção orais, através da análise de noticiários e documentários ou do debate sobre assuntos relacionados com relações públicas e comunicação, desenvolvendo competências para um discurso persuasivo.

Prática da compreensão e produção escritas, através da análise de notícias e textos de opinião e da revisão de textos escritos, desenvolvendo competências para uma escrita persuasiva.

Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado da estrutura frásica, dos aspetos e tempos verbais, verbos modais, “phrasal verbs”, gerúndios e infinitivos, orações adverbiais, voz passiva, complementos indiretos, consolidando com exercícios escritos e orais (sobretudo a partir do manual The Functions of English Grammar).

Métodos de ensino

Em Inglês III (914), é utilizada uma abordagem de ensino sistemática e cumulativa que desenvolve competências em língua inglesa a um nível intermédio-avançado (nível B1/B2 do QECR). O programa é adaptado às necessidades dos alunos de relações públicas e comunicação e é centrado em géneros de textos relevantes, havendo simultaneamente a exploração do vocabulário e das estruturas. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão e consolidação da gramática e da sintaxe.

Bibliografia

Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 3rd revised ed. New York: Pearson Education, 2004.

 

Bernard, Sheila Curran. Documentary Storytelling, Second Edition: Making Stronger and More Dramatic Nonfiction Films. 2nd ed. St. Louis: Focal Press, 2007.

 

Celce-Murcia, Marianne and Diane Larsen-Freeman. The Grammar Book. 2nd ed. Boston: Heinle & Heinle, 1998.

 

Holschuh, Louis W. The Functions of English Grammar (The Holschuh Esl Grammar Ser.). Cambridge University Press, 1994. [updated in 2015]

 

Kent, Michael L. "The Power of Storytelling in Public Relations: Introducing the 20 Master Plots." Public Relations Review, vol. 41, no. 4, 2015, pp. 480-489.

 

Leki, Ilona. Understanding ESL Writers: A Guide for Teachers. Portsmouth: Boynton/Cook, 1992.

 

Reid, Stephen. The Prentice Hall Guide for College Writers. 9th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 2011.

Código

0103130

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Frequência: 40%
  • Teste de gramática: 40%