Métodos e Técnicas de Investigação Social

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Objetivos

A disciplina de I.M.T.I.S. tem como objetivos principais:

1. Fornecer os pressupostos científicos subjacentes à investigação social

2. Dotar os alunos das bases e desenvolver competências teóricas para a conceção e realização de pesquisa social

3. Promover a aplicação de metodologias de trabalho adequadas ao contexto social

4. Mostrar como os princípios do método científico se aplicam ao campo do Serviço Social

5. Fornecer os princípios éticos e deontológicos subjacentes à investigação social

Programa

1. Noções de base

1.1. A produção de conhecimento em ciências sociais

1.2. Objectividade e neutralidade na pesquisa social

2. Desenho da pesquisa e estratégias de investigação social

2.1. Metodologia, método e técnica

2.2. As abordagens quantitativa e qualitativa

3. Conceptualização do quadro da investigação

3.1. Ruptura e construção do objecto

3.2. O trabalho exploratório

3.3. A teoria e a delimitação da problemática teórica

3.4. A formulação das hipóteses e a construção de um modelo de análise

4. Os princípios de medida

4.1. A construção e operacionalização de conceitos

4.2. As variáveis e os indicadores

4.3. Os níveis de medida

5. A ética em investigação

5.1. Os princípios éticos gerais

5.2. Os princípios éticos na investigação de terreno

5.3. O Código de Ética profissional dos Assistentes Sociais

6. A redacção e apresentação de teses e relatórios científicos

6.1. Estrutura geral de apresentação

6.2. As Citações

6.3. As referências bibliográficas

Métodos de ensino

Tendo em conta que esta unidade curricular tem uma forte componente prática, que para que seja convenientemente apreendida pelos alunos implica profundos conhecimentos teóricos, os métodos verbais e os métodos ativos são transversais a todos os módulos do programa. Por outro lado e de modo a possibilitar uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos na prática de terreno, opta-se também pelos métodos intuitivos, sempre que tal é possível, através da demonstração nas aulas práticas e dos textos aconselhados fornecidos aos alunos.

Bibliografia

Almeida, João Ferreira e Pinto, José Madureira (1995), A investigação nas Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença

Bell, Judith (1997), Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva

Booth, Wayne et al (2000), A arte da pesquisa. Säo Paulo: Martins Fontes.

Ferrari, Alfonso Trujillo (1982), Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil

Fortin, Marie-Fabienne (2006), Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta

Sampieri, Roberto Hernandez et al (2006), Metodologia de pesquisa. São Paulo: Mc Graw-Hill

Silva, Augusto Santos e Pinto, José Madureira (Org.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Ed. Afrontamento

Pauwels, Eléonore (2007), Ethics for researchers. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities

Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais http://www.apross.pt

Carta Europeia do Investigador

http://ec.europa.eu/euraxess/pdf/brochure_rights/eur_21620_en-pt.pdf

Código

0103128

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 40%
  • Trabalho de investigação: 60%