Turismo e Desenvolvimento

« Voltar

Objetivos

1) Identificar as diferenças entre crescimento e desenvolvimento;
2) Aplicar os conhecimentos de economia ao desenvolvimento de destinos turísticos;
3) Compreender o turismo em âmbito mundial, assim como o posicionamento de Portugal e dos Açores;
4) Entender a relevância de modelos de turismo e de indicadores de competitividade;
5) Analisar planos, programas e estratégias para o desenvolvimento do turismo;
6) Compreender a importância da governança e da formação de redes para a potencialização do turismo; 
7) Desenvolver pensamento estratégico sobre a gestão de destinos turísticos.

Programa

O programa analisa aspetos fundamentais da economia e do desenvolvimento dos destinos turísticos. Inicialmente abordam-se conceitos introdutórios, relacionados com a caracterização do turismo internacional, nacional e regional. Depois cobrem-se os aspetos macroeconómicos do turismo relacionados com a criação de emprego e de receitas e com metodologias de avaliação do turismo numa perspetiva macroeconómica. Segue-se a análise dos impactos económicos, ambientais e socioculturais do turismo e depois foca-se a problemática do turismo e do crescimento económico. Apresentam-se artigos científicos sobre os aspetos económicos do desenvolvimento dos destinos turísticos.

Na segunda parte do programa, analisa-se o planeamento turístico integrado e estratégico. Finalmente, na terceira parte abordam-se tópicos sobre a competitividade e sustentabilidade do turismo e do desenvolvimento.

Métodos de ensino

As metodologias de ensino englobam:

1. Exposição nas aulas dos conteúdos teóricos, utilizando o PowerPoint e estabelecendo as ligações quer no início de cada aula com a aula anterior, quer no final de cada aula, com a aula seguinte;

2. Apresentação e discussão de um artigo científico atual sobre os temas cobertos, para estimular a investigação sobre eventuais temas de dissertações de mestrado;

3. Apresentação e discussão de um caso de estudo para ilustrar a matéria coberta no programa.

Bibliografia

Hall, M.C. (2008) “Tourism Planning: Policies, Processes and Relationships”, 2nd Edition. Pearson Education.

Sharpley, R. & Telfer, J. David, 2002 “Tourism and Development Concepts and Issues”, Channel View Publications;

Mason, P. (2008) “Tourism Impacts, Planning and Management”, second edition, Elsevier;

Cooper, C., Fletcher, J., Gilbert D. e Wanhill S. (2008) “Tourism Principles and Practice” 4th edition;

Textos da autoria do docente

A bibliografia para esta disciplina integra os textos selecionados pelo docente e distribuídos nas aulas e os artigos publicados em revistas científicas da especialidade, tais como: Tourism Economics, Annals of Tourism Research, Tourism Management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Leisure Studies, Journal of Tourism and Sustainability, entre outras.

Código

0201012

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 50%
  • 2.ª Frequência: 50%