Computação e Programação

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Objetivos

1. Introduzir os conceitos indispensáveis à resolução algorítmica de problemas;

2. Dotar os alunos com os conceitos básicos de programação imperativa;

3. Fornecer competências para o desenvolvimento de programas, de pequena e média complexidade, que modelem situações concretas.

Programa

1. Introdução ao desenho de programas

2. Manipulação de Informação Simples

3. Estruturas de Controlo do Fluxo de Dados

4. Decomposição funcional

5. Técnicas de Programação Recursiva

6. Tipos de dados estruturados

7. Ficheiros

Métodos de ensino

Aulas Teóricas - constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas em que se apresentam os conceitos fundamentais em Programação com recurso a exemplos e demonstrações que ilustram a aplicação da linguagem de programação.

Aulas Práticas - funcionam articuladas e com as aulas teóricas, recorrendo-se à exposição e resolução de problemas práticos usando a linguagem de programação.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

NETO, J.P. (2004) - , Programação e Estruturas de Dados, Escolar Editora.

SAVITCH, W. (2005) - Java: An Introduction to Problem Solving & Programming, Prentice Hall.

URROZ, G.E.(2001) - Numerical and Statistical Methods with SCILAB for Science and Engineering - Volume 1, Greatunpublished.

MARQUES DESÁ, J.P. (2004) - Fundamentos da Programação usando C, FCA.

Código

0104606

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 21 horas
  • Teóricas - 42 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Realização de um projeto, elaborado em grupo: 40%