Microeconomia II

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Objetivos

Esta disciplina ministra conhecimentos de Microeconomia de nível intermédio, no seguimento dos que foram adquiridos na disciplina de Introdução à Microeconomia e que servirão de suporte para à Microeconomia II. Pretende-se que os alunos detenham conhecimentos teóricos, gráficos e matemáticos sobre os agentes económicos e sobre os mercados em que estão inseridos.

No final, pretende-se que compreendam a importância dos fenómenos ligados aos principais modelos teóricos utilizados pelos economistas para descrever o comportamento do consumidor e o funcionamento das diversas estruturas de mercado e, de forma crítica, apresentar as vantagens e limitações dos mesmos; pretende-se que os alunos sejam capazes de resolver problemas, recorrendo à formalização matemática e que saibam enquadrar e interpretar situações específicas.

Os alunos deverão adquirir os conhecimentos necessários que lhes possibilitem a tomada de decisão racional, quer assumindo o papel de consumidores, quer de empresários.

Programa

Os conteúdos lecionados nesta unidade curricular encontram-se distribuídos por cinco capítulos distintos.

Capítulo I: Teoria do Consumidor

1. O Mercado

2. Restrição Orçamental

3. Preferências

4. Utilidade

5. Escolha

6. Procura

7. Excedente do Consumidor

8. Procura de Mercado

Capítulo II: Teoria do Produtor

1. Tecnologia

2. Curvas de Custos

3. Maximização do Lucro

Capítulo III: Estruturas de Mercado

1. Concorrência Perfeita

2. Monopólio

Capítulo IV: Ótimo de Pareto: Trocas e Produção

Capítulo V: Externalidades

Métodos de ensino

Sendo uma disciplina com elevada componente teórico-prática, a metodologia adotada tem por base uma exposição oral e explicação de todos os conteúdos programados, seguidos de recurso a aulas práticas para melhor apreensão dos conteúdos expostos.

Bibliografia

A bibliografia principal adotada nesta unidade curricular é a seguinte:

• Varian, Hal R., “Intermediate Microeconomics: A Modern Approach”, 8ª Edição (2010), W. W. Norton & Company.

• Mateus, Abel, Mateus, Margarida, “Microeconomia – Teoria e Aplicações - Volume II”, Editorial Verbo, fevereiro 2002.

Como bibliografia complementar:

• Pindych, Robert S., Rubinfeld, Daniel L., “Microeconomics”, 7ª Edição (2009), Prentice Hall.

• Varian, Hal R., “Microeconomia – Princípios Básicos: Uma Abordagem Moderna”, Tradução da 5ª Edição Americana, Editora Campus, 2000.

• Mateus, Abel, Mateus, Margarida, “Microeconomia – Teoria e Aplicações - Volume I”, Editorial Verbo, 2ª Edição, junho de 2008.

Código

0104605

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 50%
  • 2ª Frequência:: 50%