Poluição

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Objetivos

Pretende-se apresentar os conceitos básicos e mais importantes no âmbito da poluição. Abordam-se ainda medidas preventivas e mitigadoras de poluição no âmbito da gestão e conservação de ecossistemas e apresentam-se os temas mais recentes em investigação na área. Espera-se que os alunos desenvolvam pensamento crítico e sejam capazes de integrar e transmitir informações, conhecimentos e opiniões.

Objetivos de aprendizagem:

1. Compreender os conceitos poluição ambiental

2. Identificar os principais problemas de poluição que afetam o planeta;

3. Identificar os principais problemas ambientais nos Açores

4. Definir os fatores ambientais e os processos que controlam a distribuição dos principais poluentes

5. Demonstrar o conhecimento de metodologias e técnicas de estudo e determinação dos principais poluentes

6. Compreender como é que os poluentes se propagam nos vários compartimentos ambientais e biológicos

7. Conhecer e compreender medidas mitigadoras

Programa

1. Conceitos básicos de poluição. Poluentes conservativos e não conservativos; persistentes e não persistentes; Metais pesados, POPs, etc. Toxicidade, Bioacumulação e biomagnificação. Poluição pontual e difusa. Controlo e prevenção

2. Poluição do ar e alterações climáticas. Poluentes que afetam a qualidade do ar; origens e efeitos. Histórico da poluição atmosférica e atividades antrópicas relacionadas. GES e alterações climáticas. Mitigação

3. Contaminação de solos. Principais atividades antrópicas degradadoras do solo. Contaminações agrícolas e agropecuárias. Medidas mitigadoras.

4. Poluição da Água. Atividades poluidoras e principais poluentes Sistemas de tratamento de águas residuais. Eutrofização. Monitorização da qualidade da água.

5. Hidrocarbonetos: Questões ambientais, económicas e sociais. Derrames. Técnicas de limpeza, contenção e dispersão. Prevenção. Poluição difusa.

6. Hidrocarbonetos halogenados origens e vias de entrada no ambiente. Principais efeitos nos organismos.

Métodos de ensino

A lecionação compreende uma componente teórica e outra prática. A primeira inclui uma componente expositiva e outra iterativa na qual os discentes são incentivados a ler e discutir textos de especialidade. A componente prática visa demonstrar casos estudo e envolve algumas vistas de estudo, a ETAR urbanas, industriais e a visitar os meios disponíveis das autoridades marítimas para conter derrames no mar. Pretende-se facultar o contato com equipamentos utilizados, bem como executar um trabalho de grupo com vista à integração e a compreensão dos conceitos abordados. Os discentes serão incentivados a escrever um relatório desse trabalho e guiados pelo docente neste processo. A realização deste trabalho que será apresentado e discutido oralmente permitirá a consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Bibliografia

Alloway, B. J. (ed.), 2012. Heavy Metals in Soils: Trace Metals and Metalloids in Soils and their Bioavailability. Environmental Pollution, 22, Springer.

Clark, R., 1997. Marine Pollution. 4 th.ed., Claredon Press, Oxford.

Harrison, R. (Ed.),1996. Pollution: Causes, effects and control. 3rd .Ed., The Royal Society of Chemistry.

Libes, S., 1992. An Introduction to Marine Biogeochesmistry. JonhWiley & Sons.

Pepper, I. L., C. P. Gerba & M. L. Brusseau, (Eds.), 1996. Pollution Science. Academic Press.

Pepper, I. L., C. P. Gerba & M. L. Brusseau, (Eds.), 2006 (1996). Environmental and Pollution Science, 2nd. Ed., Academic Press.

Oliveira, J. F., B. Mendes & N. Lapa, 2009. Resíduos. Gestão, tratamento e sua problemática em Portugal. Lidel, Lisboa.

Ramade, F., 1979 Écotoxicologie. Masson, Paris.

Stern, N., 2009. O desafio global. Como enfrentar as alterações climáticas criando uma nova era de progresso e prosperidade. Colecção Gulbenkian Ambiente, Esfera do Caos, Lisboa.

Código

0105914

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 2 horas
  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • De acordo com o definido pelo docente: 100%