Pretende-se apresentar os conceitos básicos e mais importantes no âmbito da poluição. Abordam-se ainda medidas preventivas e mitigadoras de poluição no âmbito da gestão e conservação de ecossistemas e apresentam-se os temas mais recentes em investigação na área. Espera-se que os alunos desenvolvam pensamento crítico e sejam capazes de integrar e transmitir informações, conhecimentos e opiniões.
Objetivos de aprendizagem:
1. Compreender os conceitos poluição ambiental
2. Identificar os principais problemas de poluição que afetam o planeta;
3. Identificar os principais problemas ambientais nos Açores
4. Definir os fatores ambientais e os processos que controlam a distribuição dos principais poluentes
5. Demonstrar o conhecimento de metodologias e técnicas de estudo e determinação dos principais poluentes
6. Compreender como é que os poluentes se propagam nos vários compartimentos ambientais e biológicos
7. Conhecer e compreender medidas mitigadoras
1. Conceitos básicos de poluição. Poluentes conservativos e não conservativos; persistentes e não persistentes; Metais pesados, POPs, etc. Toxicidade, Bioacumulação e biomagnificação. Poluição pontual e difusa. Controlo e prevenção
2. Poluição do ar e alterações climáticas. Poluentes que afetam a qualidade do ar; origens e efeitos. Histórico da poluição atmosférica e atividades antrópicas relacionadas. GES e alterações climáticas. Mitigação
3. Contaminação de solos. Principais atividades antrópicas degradadoras do solo. Contaminações agrícolas e agropecuárias. Medidas mitigadoras.
4. Poluição da Água. Atividades poluidoras e principais poluentes Sistemas de tratamento de águas residuais. Eutrofização. Monitorização da qualidade da água.
5. Hidrocarbonetos: Questões ambientais, económicas e sociais. Derrames. Técnicas de limpeza, contenção e dispersão. Prevenção. Poluição difusa.
6. Hidrocarbonetos halogenados origens e vias de entrada no ambiente. Principais efeitos nos organismos.
A lecionação compreende uma componente teórica e outra prática. A primeira inclui uma componente expositiva e outra iterativa na qual os discentes são incentivados a ler e discutir textos de especialidade. A componente prática visa demonstrar casos estudo e envolve algumas vistas de estudo, a ETAR urbanas, industriais e a visitar os meios disponíveis das autoridades marítimas para conter derrames no mar. Pretende-se facultar o contato com equipamentos utilizados, bem como executar um trabalho de grupo com vista à integração e a compreensão dos conceitos abordados. Os discentes serão incentivados a escrever um relatório desse trabalho e guiados pelo docente neste processo. A realização deste trabalho que será apresentado e discutido oralmente permitirá a consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
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