Comportamento Organizacional

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Objetivos

1. Adquirir e operacionalizar competências relativas aos conceitos fundamentais do comportamento organizacional no contexto da gestão.

2. Adquirir conhecimentos sobre o processo percetivo, a personalidade, as atitudes e a motivação.

3. Identificar aspetos relativos aos estilos e processos de liderança e a sua influência no funcionamento das organizações.

4. Compreender o processo de comunicação nas organizações e a relevância da cultura organizacional.

Programa

1. Introdução ao Comportamento Organizacional

2. Fundamentos do Comportamento Individual

3. Valores, Atitudes e Satisfação com a Função

4. Personalidade e Emoções

5. Perceção e Tomada de Decisão Individual

6. Motivação

7. Comunicação

8. Liderança e Cultura Organizacional

Métodos de ensino

O método de ensino segue uma lógica verbal, intuitiva e activa. Os conteúdos são inicialmente abordados de forma teórica e explicitados através de exemplos. Posteriormente, os conceitos são trabalhados em aulas. São utilizados casos e exercícios práticos de modo a que os alunos possam analisar situações nas organizações e para contribuir para a autoavaliação dos alunos das suas motivações pessoais, estilos e tipos de comportamento.

Bibliografia

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (5ª ed.). RH Editora.

Robbins, S. P., & Judge, T. A. (2015). Organizational Behavior (16th ed.). Prentice-Hall.

Robbins, S. P., & Judge, T. A. (2014). Essentials of Organizational Behavior (12th ed.). Prentice-Hall.

Código

0200508

ECTS

4

Aulas

  • Teórico-Práticas - 35 horas

Método de Avaliação

  • Exame: 65%
  • Projecto: 35%