Estatística I

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Objetivos

Adquirir conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de estatística descritiva e de inferência estatística a serem utilizados ao longo do curso de Economia. Pretende-se que o aluno conheça e saiba aplicar: as estatísticas adequadas à descrição de conjuntos de dados; os conceitos de probabilidade e distribuição de probabilidades; as principais distribuições de probabilidade; o conceito de amostragem; a estimação de parâmetros; os testes de hipóteses.

Pretende-se que os alunos adquiram competências fundamentais, no domínio da Estatística Descritiva e da Estatística Inferencial paramétrica, para a realização de estudos de análise estatística, inclusivamente a nível da utilização de software apropriado (v.g., SPSS).

Programa

1.Introdução: Estatística descritiva e inferência estatística.

2.Descrição dos dados - métodos gráficos: Variáveis categóricas e numéricas.

3.Descrição dos dados - métodos numéricos: Medidas de: tendência central e de dispersão; Medidas para a relação entre variáveis.

4.Teoria da Probabilidade: Regras da probabilidade; Probabilidade bivariada; Teorema de Bayes.

5.Variáveis aleatórias do tipo discreto: Distribuições de probabilidade: Binomial, Hipergeométrica e Poisson; Distribuição de probabilidade conjunta.

6.Variáveis aleatórias do tipo contínuo: Distribuição Normal e Exponencial; Distribuições conjuntas.

7.Teoria da amostragem: Distribuição amostral da: média, da proporção e da variância.

8.Estimação: Intervalos de confiança para a média, variância e para a proporção.

9.Testes de hipóteses: Teste de hipóteses para a média e para a proporção; Teste de hipóteses para a diferença de médias entre populações; Teste de hipóteses para a diferença de proporções entre populações.

Métodos de ensino

Aplicam-se metodologias baseadas na exposição do professor, recorrendo-se algumas vezes ao auxílio de aplicações informáticas. Nas aulas teóricas todos os conteúdos lecionados são imediatamente seguidos de exemplos de aplicação, para uma melhor compreensão desses conteúdos.

Nas aulas práticas os alunos são desafiados a resolver problemas e casos de estudo. O docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão das metodologias e dos resultados obtidos.

Bibliografia

Paul Newbold, William L. Carlson and Betty Thorne, Statistics for Business and Economics., 7ª Edição. 2009.

Pearson Prentice Hall. ISBN -13: 9780136085362.

Rui Campos Guimarães, José A. Sarsfield Cabral, Estatística, 2ª Edição. 2007. McGraw-Hill. ISBN 9788448155896

Código

0103100

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 50%
  • 2.ª Frequência: 50%