Famílias:Perspectivas Interdisciplinares

« Voltar

Objetivos

1.Dominar perspetivas e conceitos das Ciências Sociais e Humanas que lhe permitam analisar questões relativas à família, numa ótica interdisciplinar.

2.Reconhecer a pluralidade de modelos familiares, através de uma abordagem histórica e socioantropológica.

3.Explicar a dinâmica familiar, nomeadamente, as alterações dos laços e dos papéis sociais, ao longo dos tempos.

4.Evidenciar conhecimentos aprofundados sobre a realidade da família ocidental, nomeadamente no contexto europeu e, em especial, no português.

5. Enquadrar a problemática da família nas políticas sociais em vigor, tendo por base a conjugalidade, o divórcio, a parentalidade e o combate às desigualdades sociais.

6.Refletir de forma crítica e fundamentada sobre representações e discursos acerca da família.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de ensino

Considerando o caráter interdisciplinar do seminário, a lecionação é repartida por dois docentes (50% das aulas, cada). Nos seminários privilegia-se o método expositivo, de modo a permitir uma primeira familiarização dos alunos com os conteúdos, situando-os em relação ao estado atual dos conhecimentos e alertando para os conceitos-chave. Recorrer-se-á, igualmente, a métodos que implicam um trabalho mais ativo por parte dos alunos, nomeadamente, a participação nos seminários (através do recurso ao aplicativo ZOOM/Colibri), com o levantamento de questões ou a discussão de problemáticas e ainda a dinamização de sessões de apresentação e discussão de textos, de forma a potenciar o aprofundamento das aprendizagens, a problematização e a abordagem crítica dos problemas. 

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Código

0200857

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 10 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Comentário de texto : 40%
  • Recensão crítica : 40%